Publication
Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
dc.contributor.advisor | Valente, Bianor | pt_PT |
dc.contributor.author | Bernardo, Andreia Soraia Cotovio | |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T11:07:59Z | |
dc.date.available | 2020-01-17T11:07:59Z | |
dc.date.issued | 2019-07-18 | |
dc.description | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório aborda, de modo reflexivo, a prática desenvolvida no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES II) do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que esta foi desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, numa turma mista de 5.º e 6.º ano. Este trabalho integra uma investigação realizada no contexto de 1.º CEB, que aborda a temática da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e que visa os seguintes objetivos específicos: i) descrever as conceções iniciais dos estudantes sobre o conceito de sustentabilidade; ii) descrever propostas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iii) descrever práticas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iv) descrever as conceções finais dos estudantes sobre sustentabilidade. Atingindo estes objetivos será possível averiguar se a qualidade da intervenção neste âmbito pode ou não modificar conhecimentos e valores dos alunos relativamente a esta temática. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se a aplicação de questionários e a utilização de notas de campo. A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que os alunos não tinham qualquer conhecimento do conceito antes da abordagem da temática. Os alunos revelam capacidade de mobilização do conceito de sustentabilidade em situações-exemplo. A análise das conceções dos alunos revela que estes demonstram uma forte preocupação com o ambiente, sendo que esta foi a principal dimensão do conceito emergente dos projetos da turma. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRAT The current report tackles, in a reflective mode, the practice developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES II) curricular unity of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Teaching (CEB) and Maths and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Teaching, being that it was developed in a context of private teaching in the 1st CEB, in a 4th grade class and in a public teaching context in the 2nd CEB, in a mixed class of 5th and 6th grades. This work integrates a research carried out in the context of the 1st CEB, which adresses the theme of Education for Sustainable Development and aims at the following specific objectives: i) to describe the initial conceptions of students about the concept of sustainability, ii) to describe students' proposals to make for a more sustainable planet; iii) describe students' practices to make for a more sustainable planet, iv) to describe students' final conceptions about sustainability. In achieving these objectives, it will be possible to inquire whether or not the quality of the intervention in this area may modify students' knowledge and values in relation to this theme. In accordance with the object of study, a qualitaive methodoligy was used, favouring questionnaire application and field notes usage. The assessment and debate of the results led to the conclusion that before approaching the subject, students had no knowledge of the matter. Students demonstrate the capacity to mobilize the notion of sustainability through instance scenarios. Analysis of the students' concepts demonstrates a strong concern for the environment as it was the main dimension of the emerging concept of class projects. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bernardo, A. S. C. (2019). Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10993 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202334988 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10993 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.subject | Trabalho por projeto | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos | pt_PT |
dc.subject | Citizenship education | pt_PT |
dc.subject | Sustainable development | pt_PT |
dc.subject | Projects | pt_PT |
dc.subject | Conceptions | pt_PT |
dc.subject | Behaviors | pt_PT |
dc.title | Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final-DESENVOLVER A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO 1 CEB. Andreia Bernardo..pdf
- Size:
- 4.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: