Repository logo
 
Publication

“A primeira regra é... ser amigos!” (Matilde, 5 anos) desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorGama, Maria Marta de Oliveira Pinto Martins da
dc.date.accessioned2023-05-16T13:19:07Z
dc.date.available2023-05-16T13:19:07Z
dc.date.issued2023-04-06
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa sala de jardim de infância num agrupamento de escolas em Lisboa. O relatório retrata o percurso traçado durante os quatro meses de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e a construção da identidade profissional. Assim, inicialmente é apresentada ao/à leitor/a uma caracterização do contexto e dos atores, que fundamenta a ação pedagógica, complementando-a com as intencionalidades para a ação. No capítulo da construção da profissionalidade é realizada uma reflexão sobre o processo de intervenção, a investigação desenvolvida e ainda algumas considerações sobre o por detrás deste processo. O relatório possui uma componente investigativa, incidindo sobre a inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio. Tendo como objetivo principal compreender como é que são construídos os relacionamentos e a organização social entre pares, procurou-se analisar as conceções da educadora cooperante sobre a temática, cruzando as mesmas com as práticas pedagógicas desenvolvidas e com os dizeres que as crianças possuíam sobre o tema. A investigação conduzida foi desenvolvida com um quadro teórico que cruza as Ciências da Educação e a Sociologia da Infância. Metodologicamente trata-se de uma investigação qualitativa e de um estudo de caso. Para a recolha de dados, foram utilizadas várias técnicas como a observação, conversas informais, entrevistas focalizadas de grupo às crianças da sala e ainda uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. A análise e discussão dos dados revelou a importância do espaço do recreio enquanto lugar das e para as crianças, palco e microssistema das suas relações e ordem social. Além disso, a pesquisa evidenciou a complexidade das relações sociais, que refletem uma microssociedade com critérios específicos nas suas relações. O brincar traduz-se numa arena política (Ferreira, 2004) onde se definem as ordens sociais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report was prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II, which took place in a kindergarten room in a group of schools in Lisbon. The report portrays the course traced during the four months of pedagogical intervention, the development of an investigative attitude and the construction of a professional identity. pedagogical, complementing it with intentions for action. In the chapter on the construction of professionalism, a reflection is made on the intervention process, the research carried out and even some considerations on what is behind this process. The report has an investigative component, focusing on peer inclusion and building social relationships in the playground. With the main objective of understanding how relationships and social organization between peers are built, an attempt was made to analyze the conceptions of the cooperating educator on the subject, crossing them with the pedagogical practices developed and with the sayings that the children had about the theme. The investigation carried out was developed with a theoretical framework that crosses the Education Sciences and the Sociology of Childhood. Methodologically, it is a qualitative investigation and a case study. For data collection, various techniques were used, such as observation, informal conversations, focused group interviews with the children in the classroom and even a semi-structured interview with the cooperating educator. The analysis and discussion of the data revealed the importance of the playground space as a place for children and a children place, the stage and microsystem of their relationships and social order. In addition, the research highlighted the complexity of social relationships, which reflect a microsociety with specific criteria in its relationships. Playing translates into a political arena (Ferreira, 2004) where social orders are defined.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGama, M. M. O. (2023). “A primeira regra é... ser amigos!” (Matilde, 5 anos) desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16043pt_PT
dc.identifier.tid203273877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16043
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações sociaispt_PT
dc.subjectCulturas de infânciapt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectSocial relationspt_PT
dc.subjectChildhood culturespt_PT
dc.subjectPlaygroundpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.title“A primeira regra é... ser amigos!” (Matilde, 5 anos) desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPS II_MartaGama_2021105__VF.pdf
Size:
3.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: