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- “A primeira regra é... ser amigos!” (Matilde, 5 anos) desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreioPublication . Gama, Maria Marta de Oliveira Pinto Martins da; Tomás, Catarina AlmeidaO relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa sala de jardim de infância num agrupamento de escolas em Lisboa. O relatório retrata o percurso traçado durante os quatro meses de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e a construção da identidade profissional. Assim, inicialmente é apresentada ao/à leitor/a uma caracterização do contexto e dos atores, que fundamenta a ação pedagógica, complementando-a com as intencionalidades para a ação. No capítulo da construção da profissionalidade é realizada uma reflexão sobre o processo de intervenção, a investigação desenvolvida e ainda algumas considerações sobre o por detrás deste processo. O relatório possui uma componente investigativa, incidindo sobre a inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio. Tendo como objetivo principal compreender como é que são construídos os relacionamentos e a organização social entre pares, procurou-se analisar as conceções da educadora cooperante sobre a temática, cruzando as mesmas com as práticas pedagógicas desenvolvidas e com os dizeres que as crianças possuíam sobre o tema. A investigação conduzida foi desenvolvida com um quadro teórico que cruza as Ciências da Educação e a Sociologia da Infância. Metodologicamente trata-se de uma investigação qualitativa e de um estudo de caso. Para a recolha de dados, foram utilizadas várias técnicas como a observação, conversas informais, entrevistas focalizadas de grupo às crianças da sala e ainda uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. A análise e discussão dos dados revelou a importância do espaço do recreio enquanto lugar das e para as crianças, palco e microssistema das suas relações e ordem social. Além disso, a pesquisa evidenciou a complexidade das relações sociais, que refletem uma microssociedade com critérios específicos nas suas relações. O brincar traduz-se numa arena política (Ferreira, 2004) onde se definem as ordens sociais.
- Inteligência socioemocional na educação pré-escolarPublication . Oliveira, Jéssica Alexandra Gonçalves; Rodrigues, CarinaO presente relatório tem como principal objetivo apresentar o meu percurso realizado durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), e refletir acerca do mesmo. A PPS II teve início a 17 de outubro de 2022, tendo terminado no dia 31 de janeiro de 2023. A presente prática decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI), numa sala mista, com vinte e cinco crianças, nascidas entre os anos civis de 2016 e 2017. No presente documento é também possível encontrar a investigação realizada durante o período de estágio, intitulada “Inteligência socioemocional na Educação Pré-Escolar: O papel dos cuidadores na promoção da (auto-)regulação das emoções”. A investigação realizada assume uma abordagem de natureza qualitativa, para a qual selecionei o método de estudo de caso. Os objetivos para esta definidos consistem em: (i) compreender o papel/contributo das famílias e dos/as educadores/as na promoção da inteligência socioemocional das crianças; (ii) analisar as estratégias e os métodos utilizados em sala, pelos/as educadores/as, na promoção e no estímulo de competências socioemocionais nas crianças; e (iii) indagar as estratégias e os métodos utilizados pelas famílias, na promoção e no estímulo de competências socioemocionais das crianças. Após a análise e triangulação dos dados é possível aferir que ambos os cuidadores – família e escola – reconhecem o papel das emoções no desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças e, acima de tudo, reconhecem o seu papel no estímulo/promoção de tais competências. Além do mais, e de acordo com a análise dos resultados, verifica-se que a estratégia mais eficaz para a promoção de competências socioemocionais na criança, seja no contexto familiar ou escolar, é o reconhecimento e a validação, acolhendo o sentir da criança (nomear as emoções) e, ao seu lado, encontrar estratégias para esta se regular, promovendo uma progressiva passagem da regulação através de um elemento externo (adulto) para a autorregulação e o desenvolvimento equilibrado de competências socioemocionais.
- Mantle structure beneath the Macaronesian volcanic islands (Cape Verde, Canaries, Madeira and Azores): a review and future directionsPublication . Civiero, Chiara; Carvalho, Joana; Silveira, GraçaOcean island volcanism provides a unique window into the nature of mantle composition, dynamics and evolution. The four Macaronesian archipelagos-Cape Verde, the Canaries, Madeira and the Azores-are the main magmatic systems of the Central-East Atlantic Ocean with volcanic activity that in some islands poses significant risk for the population. The recent development of regional seismic networks in these settings has provided an important step forward in mapping the underlying mantle. However, difficulties in resolving the small-scale structure with geophysical techniques persist leading to discrepancies in the interpretation of the mechanisms responsible for volcanism. Here we review results from a number of studies on the seismic mantle structure beneath the Macaronesian archipelagos including seismic tomography, receiver functions, precursors and shear-wave splitting. Several regional models show low-velocity features in the asthenosphere below the islands, a relatively thinned transition zone and complex anisotropic patterns and attribute the volcanism to mantle plumes. This inference is supported by whole-mantle tomography models, which find broad low-velocity anomalies in the lower mantle below the Central-East Atlantic. Other models call for alternative mechanisms associated with shallower mantle upwellings and purely plate tectonism. Thus, there is still no generally accepted mechanism that explains volcanism in the Macaronesia region. Future research requires improvements in the resolving power of seismic techniques to better illuminate the velocity structure at a much higher resolution than the currently achieved and ultimately define the mechanisms controlling the ocean island volcanism.