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Advisor(s)
Abstract(s)
As representações maternas pós-natais acerca da gravidez, maternidade
e do temperamento do bebé têm sido associadas à qualidade
da vinculação. Para estudar estas representações, realizámos uma entrevista
semiestruturada nas primeiras 72 horas após o nascimento
dos bebés a 150 mães portuguesas de bebés prematuríssimos (Idade
Gestacional: IG <32 semanas), prematuros (IG 32-36 semanas) ou
de termo (IG >37 semanas). A entrevista incluía os seguintes temas:
gravidez, parto, nascimento antecipado, maternidade, temperamento e
futuro desenvolvimento do bebé. Os três grupos de mães relatam experiências
de gravidez, parto e pós-parto distintas. As mães dos bebés
termo respondem com mais frequência que os seus bebés são calmos
e que vai ser bom cuidar deles. Enquanto, as mães dos prematuros, foram
as que mais responderam que planearam e aceitaram a gravidez, e
não que esperam dificuldades no futuro. Todavia, receberam com medo
a notícia do nascimento prematuro do seu filho e relatam ter sentido
medo e/ou culpa quando se afastaram do seu bebé internado nos cuidados
intensivos. Por fim, as mães dos prematuríssimos apresentam
maior percentagem de respostas nas categorias não me senti apoiada
na gravidez, senti pânico e choque quando soube que o seu filho ia nascer
tão precocemente e não consigo ou não quero pensar sobre o futuro.
Importa oferecer respostas de apoio psicológico e aconselhamento diferenciadas
às famílias atendendo à idade gestacional do bebé e a
fatores de risco neonatal.
Description
Keywords
Prematuridade Representações maternas Intervenção precoce Parentalidade PTDC/MHC-PED/1424/2014
Citation
Almeida, A. R., Casimiro, R., Gonçalves, J., Alves, M. J., Antunes, S., Ribeiro, C., Teodoro, A. T., Santos, M., Fuertes, M. (2021) Representações maternas acerca da gravidez, da vivência perinatal e temperamento do bebé em díades portuguesas com bebés de termo, prematuros e prematuríssimos. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 25-48) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.116
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa