Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
208.59 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The “Reading the world academy: journalism, communication and I” is an applied reasearch project promoting a transmedia experience for young adults from 14 to 25 years old, and it selected critical thinking, self-regulation and communication as key competences to be developed. The project has been conceived by a multidisciplinary group of researchers and journalists, selected as one of the Gulbenkian Academies for Knowledge and implemented by various Portuguese academic institutions with communication and journalism degrees (Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal and Lisboa). In this paper we would like to discuss the rationale behind this reading academy and assess the national collaborative experience main challenges. The Academy final goal is to provide more structured data about how knowledge, skills, attitudes and values can together be mobilized in order to deal with contemporary media challenging contexts that insist on hindering reality readings.
A “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a Comunicação e eu” é um projeto de investigação aplicada que promove uma experiência transmediática para jovens entre os 14 e os 25 anos e que aposta no desenvolvimento de três competências chave: a comunicação, o espírito crítico e a autorregulação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas e resultou da urgência de questionamento e exigência essenciais para a compreensão das narrativas transmedia atuais. Neste artigo pretende-se apresentar as propostas de trabalho desta Academia da leitura, acolhida por várias instituições académicas Portuguesas especializadas no estudo da comunicação e jornalismo (Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa) e selecionada para integrar a rede das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019. O objetivo da Academia até 2022 é investir numa experiência que permita discutir como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para uma leitura crítica do mundo.
A “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a Comunicação e eu” é um projeto de investigação aplicada que promove uma experiência transmediática para jovens entre os 14 e os 25 anos e que aposta no desenvolvimento de três competências chave: a comunicação, o espírito crítico e a autorregulação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas e resultou da urgência de questionamento e exigência essenciais para a compreensão das narrativas transmedia atuais. Neste artigo pretende-se apresentar as propostas de trabalho desta Academia da leitura, acolhida por várias instituições académicas Portuguesas especializadas no estudo da comunicação e jornalismo (Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa) e selecionada para integrar a rede das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019. O objetivo da Academia até 2022 é investir numa experiência que permita discutir como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para uma leitura crítica do mundo.
Description
Keywords
Communication Journalism Media literacy World reading Comunicação Jornalismo Literacia mediática Leitura do mundo
Citation
Bonacho, F. (2020). Transmedia experiences for social and emotional communication challenges: the reading the world academy. Comunicação Pública. 15(29). DOI: 10.4000/cp.11331
Publisher
Escola Superior de Comunicação Social