Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

A fotografia na imprensa ilustrada e a lenta afirmação dos fotógrafos nas redações: da ditadura militar aos primeiros anos do Estado Novo

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
CAPA E INDICE -Jornalismo visual em Portugal.pdf667.29 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O capítulo aqui apresentado pretende, em traços gerais, dar um contributo para entender o modo como as imagens ocuparam as páginas dos títulos mais relevantes da imprensa ilustrada durante o período compreendido entre a instauração ditadura militar (após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926) e os primeiros anos (até 1940) do regime do Estado Novo (correspondente à 2.ª República, institucionalizada pela Constituição de 1933), tendo como pano de fundo o desenvolvimento do fotojornalismo moderno e a entrada dos fotógrafos nas redações.

Descrição

Palavras-chave

Fotojornalismo Fotografia de imprensa Ditadura militar Estado Novo

Contexto Educativo

Citação

Mata, M.J., & Coutinho, M.C. (2022). A fotografia na imprensa ilustrada e a lenta afirmação dos fotógrafos nas redações: da ditadura militar aos primeiros anos do Estado Novo. In A.S. Lopes, A. G. Duarte, F. L. Cardoso, J. G., M.C. Coutinho, & M.J. Mata, O jornalismo visual em Portugal: Contributos para uma história (pp.17-67). Instituto Politécnico de Lisboa.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Politécnico de Lisboa