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Authors
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Abstract(s)
Este artigo apresenta um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º
Ciclo. A investigação teve como objetivo analisar o modo mais vantajoso de selecionar e
sequenciar as apresentações dos alunos e saber o impacto da fase de discussão no
desenvolvimento da sua capacidade de resolução de problemas. Seguiu-se uma metodologia
de natureza qualitativa e foram usadas como técnicas de recolha de dados a observação
participante e a análise documental. A investigação permitiu concluir que (i) na orientação das
discussões, a professora estagiária selecionou as resoluções que permitissem clarificar ideias
matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a favorecer a compreensão, por todos, do
que era discutido, e (ii) a fase da discussão conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou
procedimentos visados nos objetivos da aula. Por seu lado, os alunos foram levados a
esclarecer os seus conhecimentos intuitivos e a refletir em conjunto, contribuindo para a
clarificação das ideias dos colegas.
Description
Keywords
Ensino exploratório da matemática Discussão matemática Resolução de problemas
Citation
Silva, R., Rodrigues, M. (2017) A discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemática in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (253-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais