Repository logo
 
Publication

A discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemática

dc.contributor.authorSilva, Raquel
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2020-07-07T11:32:47Z
dc.date.available2020-07-07T11:32:47Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação teve como objetivo analisar o modo mais vantajoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e saber o impacto da fase de discussão no desenvolvimento da sua capacidade de resolução de problemas. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa e foram usadas como técnicas de recolha de dados a observação participante e a análise documental. A investigação permitiu concluir que (i) na orientação das discussões, a professora estagiária selecionou as resoluções que permitissem clarificar ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a favorecer a compreensão, por todos, do que era discutido, e (ii) a fase da discussão conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por seu lado, os alunos foram levados a esclarecer os seus conhecimentos intuitivos e a refletir em conjunto, contribuindo para a clarificação das ideias dos colegas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, R., Rodrigues, M. (2017) A discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemática in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (253-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12018
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino exploratório da matemáticapt_PT
dc.subjectDiscussão matemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.titleA discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage263pt_PT
oaire.citation.startPage253pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A discussão de diferentes resoluçõesde um problema numa abordagem deensino exploratório da matemática3oeme_atas.pdf
Size:
285.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections