Repository logo
 
Publication

Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior

dc.contributor.authorAndrade, Graça
dc.contributor.authorMacedo, Paula
dc.contributor.authorDenis, Teresa
dc.date.accessioned2019-03-22T15:57:29Z
dc.date.available2019-03-22T15:57:29Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO ingresso no ensino superior (ES) é, no processo de “educação” e de “formação”, o resultado dum longo caminho. Resultado, porque representa a obtenção ou a realização de algo que se buscava, mas que não deixa de ser e fazer parte dum processo contínuo, quer em termos de aquisição de conhecimentos, quer em termos de crescimento e desenvolvimento pessoal. O ser humano é um ser sempre inacabado na sua construção, no seu fazer-se, no seu saber ser e saber estar, na sua emancipação, na sua tomada de consciência, na sua humanitude. Em cada fase da vida impõe-se um recomeço para ser mais …, para crescer. No campo do ensino este patamar, apresentado como “superior”, representa o nível mais elevado e diferenciado da formação escolar, que se caracteriza especifcamente por uma apreensão teórica mais profunda, onde o conhecimento se torna mais analítico, como ferramenta critica e refexiva. No ES, como salientam Méllo e Franco (2016), são estimulados a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científco e do pensamento refexivo. Contudo a frequência do ES apresenta-se também como um processo que socialmente exige que a teoria se torne em ação, para se fazer mais e melhor, para acrescentar valor, para ser benéfca para a vida em sociedade. Efetivamente, a articulação de saberes dá-se primeiro a nível de conhecimentos, mas depois impõe-se no exercício duma atividade profssional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAndrade G, Macedo P, Denis T. Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior. In: Gonçalves S, Costa JJ, editors. Diversidade no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC; 2019. p. 131-48.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54277-3-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCINEP/IPCpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/-%20Diversidade%20no%20ensino%20superior%202019%20v23%20ONLINE+.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectTutoriapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titleTutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superiorpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tutorias_uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: