Publication
Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior
dc.contributor.author | Andrade, Graça | |
dc.contributor.author | Macedo, Paula | |
dc.contributor.author | Denis, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2019-03-22T15:57:29Z | |
dc.date.available | 2019-03-22T15:57:29Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O ingresso no ensino superior (ES) é, no processo de “educação” e de “formação”, o resultado dum longo caminho. Resultado, porque representa a obtenção ou a realização de algo que se buscava, mas que não deixa de ser e fazer parte dum processo contínuo, quer em termos de aquisição de conhecimentos, quer em termos de crescimento e desenvolvimento pessoal. O ser humano é um ser sempre inacabado na sua construção, no seu fazer-se, no seu saber ser e saber estar, na sua emancipação, na sua tomada de consciência, na sua humanitude. Em cada fase da vida impõe-se um recomeço para ser mais …, para crescer. No campo do ensino este patamar, apresentado como “superior”, representa o nível mais elevado e diferenciado da formação escolar, que se caracteriza especifcamente por uma apreensão teórica mais profunda, onde o conhecimento se torna mais analítico, como ferramenta critica e refexiva. No ES, como salientam Méllo e Franco (2016), são estimulados a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científco e do pensamento refexivo. Contudo a frequência do ES apresenta-se também como um processo que socialmente exige que a teoria se torne em ação, para se fazer mais e melhor, para acrescentar valor, para ser benéfca para a vida em sociedade. Efetivamente, a articulação de saberes dá-se primeiro a nível de conhecimentos, mas depois impõe-se no exercício duma atividade profssional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Andrade G, Macedo P, Denis T. Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior. In: Gonçalves S, Costa JJ, editors. Diversidade no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC; 2019. p. 131-48. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54277-3-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9757 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CINEP/IPC | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/-%20Diversidade%20no%20ensino%20superior%202019%20v23%20ONLINE+.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Tutoria | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.title | Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 148 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 131 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tutorias_uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior.pdf
- Size:
- 1.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: