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Abstract(s)
O ingresso no ensino superior (ES) é, no processo de “educação” e de “formação”, o resultado dum longo caminho. Resultado, porque representa a obtenção ou a realização de algo que se buscava, mas que não deixa de ser e fazer parte dum processo contínuo, quer em termos de aquisição de conhecimentos, quer em termos de crescimento e desenvolvimento pessoal. O ser humano é um ser sempre inacabado na sua construção, no seu fazer-se, no seu saber ser e saber estar, na sua emancipação, na sua tomada de consciência, na sua humanitude. Em cada fase da vida impõe-se um recomeço para ser mais …, para crescer. No campo do ensino este patamar, apresentado como “superior”, representa o nível mais elevado e diferenciado da formação escolar, que se caracteriza especifcamente por uma apreensão teórica mais profunda, onde o conhecimento se torna mais analítico, como ferramenta critica e refexiva. No ES, como salientam Méllo e Franco (2016), são estimulados a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científco e do pensamento refexivo. Contudo a frequência do ES apresenta-se também como um processo que socialmente exige que a teoria se torne em ação, para se fazer mais e melhor, para acrescentar valor, para ser benéfca para a vida em sociedade. Efetivamente, a articulação de saberes dá-se primeiro a nível de conhecimentos, mas depois impõe-se no exercício duma atividade profssional.
Description
Keywords
Ensino superior Tutoria Ensino-aprendizagem Avaliação
Citation
Andrade G, Macedo P, Denis T. Tutorias: uma forma de promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior. In: Gonçalves S, Costa JJ, editors. Diversidade no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC; 2019. p. 131-48.