Repository logo
 
Publication

As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º ano

datacite.subject.fosHumanidades:Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMarques, Ana Silva
dc.contributor.editorPolitécnico de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
dc.date.accessioned2025-04-11T16:00:45Z
dc.date.available2025-04-11T16:00:45Z
dc.date.issued2024-04
dc.description.abstractPretende-se, nesta comunicação, apresentar um trabalho de investigação centrada na consciência das emoções primárias de 55 crianças do 4.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2023/2024, correlacionando-a com a Educação Digital e a Dança Criativa. Na primeira fase, em ambiente tecnológico, adotou-se uma abordagem integrada, utilizando várias ferramentas digitais. Um site preparado na plataforma Readymag serviu como ponto central, conectando recursos interativos e atividades de Educação Digital. Ferramentas como Slido (nuvem de palavras), Google Forms (inquérito por questionário), Wordwall (roleta das emoções) e Mystorybook (construção de histórias) envolveram as crianças de forma interativa e em tempo real, com participação ativa em situações individuais e sociais. Na segunda fase, ocorreu a transição para estúdio de Dança, com atividades focadas em estimular o movimento, criatividade e expressão corporal, em correspondência com as emoções. Os exercícios de dança visaram a consciência corporal, compreensão emocional e desenvolvimento de competências socioemocionais. As crianças entenderam as emoções e mostraram-se motivadas, superando as dificuldades iniciais de se expressarem pelo movimento. sendo os estímulos visuais, auditivos e ideacionais fundamentais. No que respeita às metodologias utilizadas, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, combinando a observação participante, a análise dos dados recolhidos na primeira fase e registo videográfico.por
dc.identifier.citationMarques, A. S. (2024, abril). As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4.º ano. VIII Encontro de investigação e práticas em educação: Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024): Livro de resumos (p. 16). Escola Superior de Educação de Coimbra. https://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/
dc.identifier.isbn989-9145-12-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21817
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação – Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024)
dc.relation.hasversionhttps://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEmoções primárias
dc.subjectEducação digital
dc.subjectDança criativa e competências socioemocionais
dc.titleAs emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º anopor
dc.typereview article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleVIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação – Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024)
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
resumo emocoes primarias.pdf
Size:
148.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EIPE-2024-WORKSHOPS-PARALELOS.pdf
Size:
149.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections