Publication
As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º ano
datacite.subject.fos | Humanidades:Artes | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Marques, Ana Silva | |
dc.contributor.editor | Politécnico de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação | |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T16:00:45Z | |
dc.date.available | 2025-04-11T16:00:45Z | |
dc.date.issued | 2024-04 | |
dc.description.abstract | Pretende-se, nesta comunicação, apresentar um trabalho de investigação centrada na consciência das emoções primárias de 55 crianças do 4.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2023/2024, correlacionando-a com a Educação Digital e a Dança Criativa. Na primeira fase, em ambiente tecnológico, adotou-se uma abordagem integrada, utilizando várias ferramentas digitais. Um site preparado na plataforma Readymag serviu como ponto central, conectando recursos interativos e atividades de Educação Digital. Ferramentas como Slido (nuvem de palavras), Google Forms (inquérito por questionário), Wordwall (roleta das emoções) e Mystorybook (construção de histórias) envolveram as crianças de forma interativa e em tempo real, com participação ativa em situações individuais e sociais. Na segunda fase, ocorreu a transição para estúdio de Dança, com atividades focadas em estimular o movimento, criatividade e expressão corporal, em correspondência com as emoções. Os exercícios de dança visaram a consciência corporal, compreensão emocional e desenvolvimento de competências socioemocionais. As crianças entenderam as emoções e mostraram-se motivadas, superando as dificuldades iniciais de se expressarem pelo movimento. sendo os estímulos visuais, auditivos e ideacionais fundamentais. No que respeita às metodologias utilizadas, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, combinando a observação participante, a análise dos dados recolhidos na primeira fase e registo videográfico. | por |
dc.identifier.citation | Marques, A. S. (2024, abril). As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4.º ano. VIII Encontro de investigação e práticas em educação: Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024): Livro de resumos (p. 16). Escola Superior de Educação de Coimbra. https://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/ | |
dc.identifier.isbn | 989-9145-12-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21817 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação – Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024) | |
dc.relation.hasversion | https://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Emoções primárias | |
dc.subject | Educação digital | |
dc.subject | Dança criativa e competências socioemocionais | |
dc.title | As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º ano | por |
dc.type | review article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação – Percursos e diálogos plurais (EIPE 2024) | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: