Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Participação e envolvimento de crianças pequenas no processo educativo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo procura-se analisar a forma como se efetiva a participação de crianças pequenas (até aos 3 anos) numa creche do concelho da Moita. O trabalho desenvolvido assumiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas semidiretivas realizadas a duas educadoras de infância. A análise de conteúdo às entrevistas permitem afirmar que a creche, entendida enquanto espaço democrático é, ainda, um conceito difícil de compreender e promover na prática educativa.
This paper aims to analyze children’s participation (up to 3 years old) in a nursery in the municipality of Moita. The work developed assumed a qualitative approach with an interpretative nature. Semi-directional interviews applied to two educators were used as data collection instruments. The analysis of content to the interviews allows us to affirm that day care, understood as a democratic space, is still a concept difficult to understand and promote in educational practice.

Description

Keywords

Participação Crianças Direitos da criança Creche Participation Young children Children's rights Nursery

Citation

Ministro, C. S. (2018). Participação e envolvimento de crianças pequenas no processo educativo. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 111-130) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.032

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

CC License

Altmetrics