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Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming

dc.contributor.advisorAntunes, Ana Cristina Coelhopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Anapt_PT
dc.contributor.authorLima, Francisco Manuel Augusto
dc.date.accessioned2023-02-14T15:00:06Z
dc.date.available2023-02-14T15:00:06Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractA noção de fã ao longo dos anos foi-se alterando. Se no início a figura do fã se afigurava numa visão menos positiva e doentia, mais tarde, esta visão foi alterada pela imagem do aficionado ativo e participativo, que reúne consigo várias ferramentas de produção e partilha de conteúdos sobre o objeto que venera. Neste sentido, este estudo focou-se num particular grupo de admiradores, fazendo uma observação atenta da indústria do gaming. Esta investigação pretende traçar o perfil e comportamentos destes fãs de videojogos, explorar os motivos que os levam a assistir a competições de videojogos em livestream, a participar em eventos com a temática do gaming e a praticar outras atividades relacionadas com os jogos online. Adotou-se uma metodologia quantitativa e probabilística com uma abordagem mista, fazendo uso da aplicação de um inquérito por questionário (amostra de 218 participantes em dois eventos de videojogos). Pela análise dos resultados concluiu-se que o gaming, enquanto meio de entretenimento, possui a ‘Diversão’ como o motivo principal que leva os seus admiradores tanto a jogar videojogos, a assistir a competições de e-sports, como a ir a eventos com a temática do gaming. Também os ‘Motivos Sociais’ e a ‘Conexão a uma comunidade’ são fatores importantes para esta cultura. Por fim, os entusiastas da cultura dos videojogos, embora joguem, pertençam a comunidades e tenham interesses múltiplos, não se identificam como fãs.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The notion of fan over the years has changed. If in the beginning the figure of the fan appeared in a less positive and unhealthy view, later this view was changed by the image of the active and participative fan, who brings together with him various tools of production and sharing of contents on the object he venerates. In this sense, this study focused on a particular group of admirers, making a careful observation of the gaming industry. This research aims to trace the profile and behaviors of these video game fans, explore the reasons that lead them to watch video games competitions in livestream, to participate in gaming-themed events and to engage in other activities related to online gaming. We adopted a quantitative and probabilistic methodology with a mixed approach, using a questionnaire survey (sample of 218 participants in two video game events). From the analysis of the results it was concluded that gaming, as a means of entertainment, has the 'Fun' as the main reason that leads its admirers both to play video games, watch e-sports competitions, and go to events with the theme of gaming. Also the 'Social Motives' and the 'Connection to a community' are important factors for this culture. Finally, video game culture enthusiasts, although they play, belong to communities and have multiple interests, do not identify as fans.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLima, F.M.A. (2022). Cultura de fãs: Uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15578pt_PT
dc.identifier.tid203187652pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15578
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectpt_PT
dc.subjectFandompt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectGamingen
dc.subjectEventospt_PT
dc.subjectFanen
dc.subjectVideo gamesen
dc.subjectEventsen
dc.titleCultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gamingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleCultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gamingpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

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