Repository logo
 
Publication

O contador de histórias

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.advisorAprea, Ciro
dc.contributor.authorSilva, Ana Sofia Monteiro
dc.date.accessioned2019-12-20T16:54:46Z
dc.date.available2019-12-20T16:54:46Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.descriptionTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativaspt_PT
dc.description.abstractEste relatório divide-se em três capítulos: O contador de histórias; Um espaço vazio; O Espaço, Eu e o Outro – uma oração. O contador de histórias defende que apenas existe uma forma de contar uma história: não saber que história se irá contar, mas ainda assim contá-la. Este processo caracteriza-se, essencialmente, por uma tentativa constante por lembrar. Neste sentido, a memória e a palavra funcionam como elementos auxiliadores, mas também, desviantes da trajectória da história. É discutida a importância da acção e do estático, o que significa descobrir a história e o que é que a constitui. Um espaço vazio aborda a temática da visão e pensa a sua relação com a capacidade de sobrevivência. Posto isto, é debatida a pertinência do que é pequeno, visto que, contém a possibilidade de tornar-se no grande desejado. Introduzem-se os seguintes conceitos: realidade e ideia e comenta-se a sua fragilidade, bem como o seu papel enquanto agentes da acção; o foco e a mudança de foco e em que medida dependem de uma atitude séria e, ao mesmo tempo, pouco séria. Em suma, neste capítulo defende-se que poder ver é o princípio. O Espaço, Eu e o Outro – uma oração questiona como é que se pode fixar o tempo, à equação do espaço, do eu e do outro, sem o matar. Neste sentido, tenta-se compreender o tempo sob a perspectiva da profecia, refere-se a importância da oração como uma prática face ao silenciamento do indivíduo, para que este seja capaz de ouvir “aquele que fala” e, também, a importância de apresentar o abstracto de uma forma concreta.Numa segunda fase, exploram-se as dinâmicas do indivíduo no espaço e as suas interferências com códigos já estabelecidos. Por último, põe-se em questão dois sistemas de linguagem: o horizontal e o vertical.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This essay is composed of three chapters: The storyteller; An empty space; The Space, the I and the Other – a prayer. The storyteller defends that it only exists one way to tell a story: not to know which story to will tell, but telling it either way. This process is, essentially, characterized by the constant attempt to remember. In this sense, memory and words are auxiliaries, but also deviant elements of the history’s trajectory. It is discussed the importance of action and static, which means to discover the story and what constitutes it. An empty space approaches the subject of vision and thinks about its relation to survival capacity. Hence, it’s debated the pertinence of what it’s small, since it contains the possibility of becoming the great desire. The following concepts are introduced: reality and idea, and their fragility are commented, as well as their role as agents of action; focus and change of focus, and in what way they depend on a serious attitude and, at the same time, less serious. In short, this chapter defends that “to be able to see is the beginning”. The Space, the I and the Other – a prayer questions the ability to stop time, in equation with The Space, the I and the Other, without killing it. In this sense, an effort is made to understand time under the prophecy’s perspective. Also, it’s presented the importance of the prayer as a practice in regard to silence the individual, so that he is able to hear “the one who speaks”. It’s referred, as well, the importance of presenting abstract thoughts in a concrete way. 10 On a second part, the individual’s dynamics in the space and its interferences with established codes are explored. Finally, two systems of languages are questioned: the horizontal and the vertical.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202348350
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10917
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectContador de históriaspt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectEspaço vaziopt_PT
dc.subjectSobrevivênciapt_PT
dc.subjectReduçãopt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectTempopt_PT
dc.subjectStoryteller
dc.subjectMemory
dc.subjectEmpty space
dc.subjectSurvival
dc.subjectReduction
dc.subjectReality
dc.subjectTime
dc.titleO contador de históriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleO contador de históriaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório trabalho projecto.pdf
Size:
571.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: