Repository logo
 
Publication

Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP

dc.contributor.advisorAmaral, Pascoal
dc.contributor.advisorDuarte, Isabel
dc.contributor.authorJogo, Ana Rita
dc.date.accessioned2024-02-02T14:31:20Z
dc.date.available2024-02-02T14:31:20Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio pretende descrever a prática pedagógica implementada no período de estágio no âmbito doMestrado emEnsino da Dança da Escola Superior de Dança, que se realizou no ano letivo 2022/2023, na Escola de Dança Lugar Presente. Esta intervenção intitulada de ‘Despertar de Sentidos’, teve como objetivo primordial, estimular a consciência psicomotora e corporal dos estudantes de dança, promovendo simultaneamente a sua singularidade de movimento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da turma do 5.º ano e na turma de Ensino Secundário do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, considerando-se que esta deve oferecer múltiplas experiências para que os alunos evoluam enquanto seres individuais e desenvolvam as suas capacidades técnicas, artísticas e criativas. Para realizar a intervenção, partiu-se do pressuposto de que atualmente a Técnica de Dança Contemporânea se estabelece na ligação entre os processos físicos e mentais. Através destes pode-se desenvolver competências necessárias para a construção de um corpo mais consciente, disponível, sensível e capaz de agir e reagir perante diferentes eventos e consequentemente o desenvolvimento de movimento singular. Como ferramenta pedagógica principal optou-se pela manipulação do campo visual dos estudantes, considerando este como um sentido fundamental para o Ser Humano, que ao ser manipulado poderá Despertar outros Sentidos. Foram aprofundados os princípios da Metodologia de Investigação-Ação pelo que, as estratégias foram progressivamente adaptadas ao longo do processo. Os parâmetros de avaliação tiveram como base os processos mentais na dança, o corpo exterior e o corpo no espaço, estando presentes nos instrumentos de recolha de dados como, Diário de Bordo, Tabelas de Observação e Registo Audiovisual. A análise reflexiva dos resultados baseados nas informações compiladas durante e após a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa da consciência psicomotora e corporal, da capacidade de perceção, propriocepção e cinestesia e no aumento da atenção, concentração e confiança resultando num progresso do movimento do aluno como ser individual.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This report aims to describe the pedagogical practice implemented during the internship period as part of the Mestrado em Ensino da Dança at the Escola Superior de Dança, which took place in the 2022/2023 academic year, at the Escola de Dança Lugar Presente. The main objective of this intervention, entitled 'Awakening the Senses', was to stimulate dance students' psychomotor and body awareness, while at the same time promoting their uniqueness of movement. The project was developed with 5th grade students and in the Secondary Specialized Artistic Education class, in the Contemporary Dance Technique subject, considering that it should offer multiple experiences for students to evolve as individual and develop their technical, artistic and creative abilities. The intervention was based on the assumption that Contemporary Dance Technique is currently based on the link between physical and mental processes. Through these, it is possible to develop the skills necessary to build a more conscious, available and sensitive body, capable of acting and reacting to different events and, consequently, the development of unique movement. As the main teaching tool, we chose to manipulate the students' visual field, considering this to be a fundamental sense for the human being, which, when manipulated, can awaken other senses. The principles of the Action Research Methodology were explored in depth, so the strategies were progressively adapted throughout the process. The evaluation parameters were based on the mental processes in dance, the external body and the body in space, and were present in the data collection instruments such as the Logbook, Observation Tables and Audiovisual Record. The reflective analysis of the results based on the information compiled during and after the implementation of the action plan led to the conclusion that the strategy outlined resulted in a significant improvement in psychomotor and body awareness, in the capacity for perception, proprioception and kinesthesia and in increased attention, concentration and confidence, resulting in progress in the student's movement as an individual being.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationJogo, A.R.(2023). Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17042pt_PT
dc.identifier.tid203518330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17042
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectVisãopt_PT
dc.subjectSingularidade de movimentopt_PT
dc.subjectConsciência corporalpt_PT
dc.subjectConsciência psicomotorapt_PT
dc.subjectContemporary dance technique
dc.subjectVision
dc.subjectSingularity of movement
dc.subjectPsychomotor awareness
dc.subjectBody awareness
dc.titleDespertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ANA RITA JOGO_RELATÓRIO DE ESTÁGIO 22_23_MED 11ªED_ESD.pdf
Size:
17.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: