Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
716.71 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A escrita desta reflexão tem como propósito abordar um posicionamento
teórico-prático que se tornou visível no mundo da arte contemporânea
ao longo dos últimos anos, e que diz respeito à entrada da
educação em ‘projetos artísticos’. Dito de outro modo, trata-se de um
posicionamento através do qual a educação e a pedagogia se tornam,
elas mesmas, objetos estéticos e artísticos produzidos a partir (ou no
interior) dos discursos da arte contemporânea. Esta mudança de paradigma
tem sido chamada de ‘viragem educacional’ ou educational turn
(Rogoff, 2008), e tem sido analisada e discutida por vários autores do
mundo da arte e da cultura (teóricos e críticos de arte, artistas, curadores,
educadores).
Description
Keywords
Arte contemporânea Educação
Citation
Wemans, M. O. (2021) Participação, colaboração, confrontação e criação: a viragem educacional em contextos socioeducativos não formais in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 279-288) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.105
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa