Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Participação, colaboração, confrontação e criação: a viragem educacional em contextos socioeducativos não formais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A escrita desta reflexão tem como propósito abordar um posicionamento teórico-prático que se tornou visível no mundo da arte contemporânea ao longo dos últimos anos, e que diz respeito à entrada da educação em ‘projetos artísticos’. Dito de outro modo, trata-se de um posicionamento através do qual a educação e a pedagogia se tornam, elas mesmas, objetos estéticos e artísticos produzidos a partir (ou no interior) dos discursos da arte contemporânea. Esta mudança de paradigma tem sido chamada de ‘viragem educacional’ ou educational turn (Rogoff, 2008), e tem sido analisada e discutida por vários autores do mundo da arte e da cultura (teóricos e críticos de arte, artistas, curadores, educadores).

Description

Keywords

Arte contemporânea Educação

Citation

Wemans, M. O. (2021) Participação, colaboração, confrontação e criação: a viragem educacional em contextos socioeducativos não formais in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 279-288) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.105

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics