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Abstract(s)
No presente texto problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro
(ETI) a partir de um “modelo” de operacionalização que assenta na tentativa de articulação das “ideias” de igualdade de oportunidades e de eficácia do sistema educativo. Consubstancia-se, assim, num projeto educativo nacional promotor da educação integral da criança, no tempo e no espaço escolares, e da monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos provocando o “esvaziamento” e a reconfiguração de outras agências e projetos educativos da comunidade local. As tensões e os desafios subjacentes ao “modelo” de operacionalização da política de ETI jogam-se, em parte, na relação entre a necessidade de assegurar o projeto educativo do Estado e a exigência de abertura a projetos educativos locais e a outros profissionais alicerçada na cooperação entre a escola pública e a comunidade a que pertence, no âmbito da prestação de serviços educativos de qualidade para todos.
Description
Keywords
Escola a tempo inteiro
Citation
Pires, C. (2014). A política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola. In A. Pires; A. Vasconcelos; C. Figueiredo; & M. Alves (Coord.). Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação. Caparica: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL