Publication
A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T12:00:21Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T12:00:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | No presente texto problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro (ETI) a partir de um “modelo” de operacionalização que assenta na tentativa de articulação das “ideias” de igualdade de oportunidades e de eficácia do sistema educativo. Consubstancia-se, assim, num projeto educativo nacional promotor da educação integral da criança, no tempo e no espaço escolares, e da monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos provocando o “esvaziamento” e a reconfiguração de outras agências e projetos educativos da comunidade local. As tensões e os desafios subjacentes ao “modelo” de operacionalização da política de ETI jogam-se, em parte, na relação entre a necessidade de assegurar o projeto educativo do Estado e a exigência de abertura a projetos educativos locais e a outros profissionais alicerçada na cooperação entre a escola pública e a comunidade a que pertence, no âmbito da prestação de serviços educativos de qualidade para todos. | por |
dc.identifier.citation | Pires, C. (2014). A política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola. In A. Pires; A. Vasconcelos; C. Figueiredo; & M. Alves (Coord.). Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação. Caparica: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97487-6-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4365 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL | por |
dc.relation | «PEst– OE/CED/UI2861/2014» | por |
dc.relation | Promoting Success in Mathematics | |
dc.subject | Escola a tempo inteiro | por |
dc.title | A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Promoting Success in Mathematics | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F121774%2F2010/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Caparica | por |
oaire.citation.endPage | 121 | por |
oaire.citation.startPage | 111 | por |
oaire.citation.title | Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação | por |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | Pires | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | R-6432-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-AE4F-21A3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
relation.isProjectOfPublication | b7f60095-4779-4b6e-a39b-4139304d5667 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | b7f60095-4779-4b6e-a39b-4139304d5667 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da cr .pdf
- Size:
- 217.34 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: