Repository logo
 
Publication

A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola

dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2015-03-06T12:00:21Z
dc.date.available2015-03-06T12:00:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo presente texto problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro (ETI) a partir de um “modelo” de operacionalização que assenta na tentativa de articulação das “ideias” de igualdade de oportunidades e de eficácia do sistema educativo. Consubstancia-se, assim, num projeto educativo nacional promotor da educação integral da criança, no tempo e no espaço escolares, e da monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos provocando o “esvaziamento” e a reconfiguração de outras agências e projetos educativos da comunidade local. As tensões e os desafios subjacentes ao “modelo” de operacionalização da política de ETI jogam-se, em parte, na relação entre a necessidade de assegurar o projeto educativo do Estado e a exigência de abertura a projetos educativos locais e a outros profissionais alicerçada na cooperação entre a escola pública e a comunidade a que pertence, no âmbito da prestação de serviços educativos de qualidade para todos.por
dc.identifier.citationPires, C. (2014). A política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola. In A. Pires; A. Vasconcelos; C. Figueiredo; & M. Alves (Coord.). Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação. Caparica: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNLpor
dc.identifier.isbn978-989-97487-6-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4365
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNLpor
dc.relation«PEst– OE/CED/UI2861/2014»por
dc.relationPromoting Success in Mathematics
dc.subjectEscola a tempo inteiropor
dc.titleA Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escolapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitlePromoting Success in Mathematics
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F121774%2F2010/PT
oaire.citation.conferencePlaceCaparicapor
oaire.citation.endPage121por
oaire.citation.startPage111por
oaire.citation.titleTrabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperaçãopor
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifierR-6432-2016
person.identifier.ciencia-id5010-AE4F-21A3
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
relation.isProjectOfPublicationb7f60095-4779-4b6e-a39b-4139304d5667
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb7f60095-4779-4b6e-a39b-4139304d5667

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da cr .pdf
Size:
217.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: