Repository logo
 
Publication

O ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais

dc.contributor.authorRibeiro Cardoso, Paulo
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorCorreia, Maria do Rosário
dc.date.accessioned2020-12-11T10:28:05Z
dc.date.available2020-12-11T10:28:05Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs últimas décadas foram marcadas por um desenvolvimento acelerado da internet e de tudo que ela abrange. As empresas mudaram ao nível da gestão de processos, da comercialização de produtos e serviços, da comunicação e da relação com o consumidor. Os consumidores adquiriram novos hábitos de consumo de media, ampliaram a possibilidade de partilhar a sua opinião sobre as marcas e, acima de tudo, ganharam poder de tomar decisões mais informadas. E as instituições de ensino superior? Têm acompanhado esta revolução do conhecimento e da comunicação, dando aos seus alunos competências que lhes permitam responder aos desafios do digital? Estarão os futuros profissionais de marketing e comunicação estratégica estão a ser preparados para esta realidade? Este estudo aborda o modo como os cursos superiores destas áreas estão a preparar os seus alunos para um mercado empresarial em constante mudança. A componente empírica deste trabalho tem uma abordagem qualitativa, envolvendo um conjunto de entrevistas a professores e profissionais, e uma análise de conteúdo das respetivas respostas. O resultado final permite fazer um mapa atualizado sobre esta temática e, ao mesmo tempo, identificar estratégias que permitam delinear uma melhor formação superior nestas áreas.pt_PT
dc.description.abstractThe last decades have been marked by an accelerated development of the internet and everything it covers. Companies have changed at the level of process management, marketing of products and services, communication and the relationship with the consumer. Consumers have acquired new media consumption habits, broadened their ability to share their views on brands and, above all, gained the power to make more informed decisions. And institutions of higher learning? Have you accompanied this revolution in knowledge and communication, giving your students skills that enable them to respond to the challenges of digital? Are future Marketing and Communication professionals being prepared for this reality?This study addresses how higher education courses in these areas are preparing students for an ever-changing business market. The empirical component of this work has a qualitative approach, involving a set of interviews with teachers and professionals, and a content analysis of the respective answers. The final result allows an up-to-date map on this subject and, at the same time, identify strategies that allow better delineation in these areas.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, P., Veríssimo, J., & Correia, M.R. (2019). O ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca-Lozano, B. Silva, L.S. Almeida, & J.-C. Brenlla-Blanco (eds.) Libro de atas XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, A Coruña, Facultade de Ciencias da Educación, 4-6 de septiembre de 2019 (pp. 3792-3804). http://hdl.handle.net/2183/23486 [Acedido em dezembro 11, 2020].pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12442
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruñapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/2183/23486pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectProfissionais de marketing e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEmpresas de marketingpt_PT
dc.subjectEmpresas de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectMarketing and communication professionalsen
dc.subjectMarketing companiesen
dc.subjectCommunication agenciesen
dc.titleO ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionaispt_PT
dc.title.alternativeThe teaching of Marketing and Communication towards the challenges of digital: the perspective of teachers and professionalsen
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruña, Españapt_PT
oaire.citation.endPage3804pt_PT
oaire.citation.startPage3792pt_PT
oaire.citation.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapt_PT
person.familyNameRibeiro Cardoso
person.familyNameVerissimo
person.givenNamePaulo
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-idD414-AB66-CB8F
person.identifier.orcid0000-0002-4643-8716
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
person.identifier.scopus-author-id35208039200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa4f3375e-c6bc-444d-bff0-5f5fb6c91fb7
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya4f3375e-c6bc-444d-bff0-5f5fb6c91fb7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O ensino do Marketing e da ComunicaþÒo face aos desafios do digital.pdf
Size:
530.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format