Repository logo
 
Publication

Partitura de luz: a representação criativa como perspectiva educacional

dc.contributor.advisorCruz, Cristina Brito da
dc.contributor.authorMarques, Manon de Oliveira
dc.date.accessioned2016-03-01T13:01:20Z
dc.date.available2016-03-01T13:01:20Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste projecto de investigação teve como objectivo avaliar - atravĆ©s de uma sĆ©rie de workshops orientados pela mestranda no Centro Cultural de BelĆ©m em Abril de 2012 - o impacto da utilização de notação musical nĆ£o-convencional num contexto nĆ£o escolar. TraƧando possĆ­veis paralelos com o ensino especializado da mĆŗsica, propuseram-se metodologias de aprendizagem que permitissem a introdução da notação, de forma inovadora, no referido contexto escolar. O processo de investigação baseou-se em observação directa, na anĆ”lise dos questionĆ”rios preenchidos pelos participantes dos workshops e na observação e anĆ”lise das gravaƧƵes em vĆ­deo que documentaram o processo artĆ­stico, pedagógico e de investigação. Numa sala escura, 6 retroprojectores projectaram uma Partitura de Luz. Entre crianƧas e adultos, 120 participantes (nĆ£o-mĆŗsicos) criaram empiricamente as suas composiƧƵes, moldando o som em função da forma e a forma em função do som. O resultado foi compensador: a criação de condiƧƵes favorĆ”veis ao desenvolvimento mĆ”ximo da expressĆ£o criativa individual ou colectiva dos participantes - atravĆ©s da utilização irrestrita de sĆ­mbolos, imagens, objectos e matĆ©rias - culminou num efectivo estabelecimento de correspondĆŖncia musical, a partir de recursos vocais. Este projecto, ā€œPartitura de Luzā€, foi uma oportunidade de relacionar a vertente artĆ­stica – musical, plĆ”stica e grĆ”fica - com a vertente humana: pedagógica e social.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This research project was intended to appraise the impact of the use of non-conventional musical notation on a non-school context. This was done through workshops oriented by the Masters degree student. Drawing possible parallels with the specialized music teaching, learning methodologies were proposed in order to allow, in an innovative way, the introduction of notation in a school context. The investigation process was made from direct observation and from the analysis of the questionnaires answered by the workshops participants and of the video recordings (documenting the artistic, pedagogic and research process). In a dark room, a Light Score was projected by 6 overhead projectors. 120 non-musician participants (children and adults) empirically created their compositions. They shaped sound according to form and form according to sound. The result was rewarding: the creation of propitious conditions to the maximum development of the creative expression (individual and collective) of the participants – trough the unbound use of symbols, images, objects and materials - culminated on a true establishment of musical correlation through vocal resources. This project, ā€œThe Light Scoreā€, was an opportunity to relate the artistic approach – musical, plastic and graphical – and the human approach – pedagogical and social.pt_PT
dc.identifier.tid201710005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5757
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPartitura de luzpt_PT
dc.subjectNotação musical não-convencionalpt_PT
dc.subjectRepresentação musical criativapt_PT
dc.subjectIntrodução à leitura musicalpt_PT
dc.subjectLight scorept_PT
dc.subjectNon-conventional music notationpt_PT
dc.subjectCreative musical performancept_PT
dc.subjectIntroduction to musical readingpt_PT
dc.titlePartitura de luz: a representação criativa como perspectiva educacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titlePartitura de luz: a representação criativa como perspectiva educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE FIM.pdf
Size:
6.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: