Repository logo
 
Publication

O ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusão

dc.contributor.authorRamos, Alex Sandro Lins
dc.contributor.authorAlves, Marli de Souza
dc.date.accessioned2021-03-23T14:18:32Z
dc.date.available2021-03-23T14:18:32Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA Língua Brasileira de Sinais – Libras1 tem ganho cada vez mais visibilidade, assim como as pessoas surdas. Tal fenómeno é justificado a partir das políticas públicas implementas, que surgiram diante das lutas de grupos e movimentos sociais, que passaram por diversos contextos educacionais ao longo da história, como: a educação especial, educação inclusiva e hoje a educação bilíngue para surdos. E embora haja diversos dispositivos legais e políticas que fomentem o uso e difusão da Libras, ainda não temos uma oferta satisfatória em âmbito nacional como componente curricular. Então, a partir da demanda pelo uso e ensino da Libras para todos, foi realizado um trabalho de ensino de Libras, como segunda língua, para crianças ouvintes em uma Unidade Municipal de Educação Infantil no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro – Brasil. Muitas crianças surdas estão hoje em escolas inclusivas, muita das vezes sem professores bilíngues, intérpretes ou profissionais que saibam comunicar- se com elas. Além disso, na educação infantil, como em qualquer outra etapa, é necessário que haja interação entre pares, para potencializar o processo de aquisição da linguagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, A. S., Alves, M. (2021) O ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusão. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 163-169) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.098pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.098pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13129
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_3vfc_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLíngua brasileira de Sinaispt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.titleO ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage169pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleDiversidades, educação e inclusãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
163_O ensino da língua de sinais brasileira na educaçãoinfantile-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_vfc_doi.pdf
Size:
339.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format