Repository logo
 
Publication

Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorMendonça, Joana Ascenção Bebiano
dc.date.accessioned2024-01-19T10:52:56Z
dc.date.available2024-01-19T10:52:56Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo apresentado assumiu como ponto de partida a problemática O desenvolvimento de competências espaciais, de localização e orientação, por alunos do 2.º ciclo na disciplina de HGP, implica a implementação de estratégias didáticas diversas, emergentes da geografia em que o mapa se assume como um recurso fundamental. Na construção da resposta a esta problemática emergiram os objetivos de investigação: i) Analisar as competências espaciais prévias dos alunos de 5.º ano; ii) Refletir sobre as metodologias de ensino e aprendizagem do espaço que é possível implementar no 2.º CEB; iii) Refletir sobre o contributo das estratégias e atividades de aprendizagem do espaço para o desenvolvimento de competências espaciais pelos alunos. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na recolha de dados, recorremos a diversos métodos, incluindo a análise documental, a observação participante com registo em grelhas e notas de campo, a realização e análise de entrevistas, a análise de fichas e atividades realizadas pelos alunos, a análise e avaliação dos resultados e dos percursos de aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam que o percurso didático em que os alunos foram envolvidos potenciou o desenvolvimento de um conjunto de competências espaciais que organizamos em três grandes áreas: Localização em mapas; Leitura da informação representada no mapa e, Distribuição espacial de fenómenos histórico-geográficos, fundamentais na formação de alunos competentes em História e Geografia.pt_PT
dc.description.abstractThe final report as part of Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the master’s degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education at Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, involves two educational practices, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, and the research study. The study present in this report starts by the research problem The development of spatial competences in HGP implies the implementation of didactic strategies, emerging from geography, in which the map is a fundamental resource and the main goals are: i) To analyse the previous spatial competences of 5th grade students; ii) To reflect on the methodologies to teaching spatial knowledge that can be implemented in the 2nd grade; iii) To reflect on the contribution of spatial learning strategies and activities to the development of spatial competences by students. This study used a mixed methodology, combining qualitative and quantitative approaches. Various methods were used to collect data, including documental analysis, participant observation by recording on grids and field notes, conducting and analysing interviews, analysing worksheets and activities carried out by the students, analysing and evaluating results and learning paths. The results obtained reveal that the didactical options provided the development of spatial competences, which we organize in three wide areas: Localisation on maps, Reading the information represented on a map and the Spatial distribution of historicalgeographical phenomena for the training of students who are competent in History and Geography.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMendonça, J. A. B. (2023). Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16912pt_PT
dc.identifier.tid203445546
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16912
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências espaciaispt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectEstratégias didáticaspt_PT
dc.subjectCompetências histórico-geográficaspt_PT
dc.subjectMapapt_PT
dc.subject2.º ciclo.pt_PT
dc.subjectSpatial competencespt_PT
dc.subjectHistory and geography of Portugalpt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectHistoric and geographic competencespt_PT
dc.subjectMappt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleSaber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatorioFinal_JoanaBebianoMendonca_vf.pdf
Size:
15.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: