Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A inteligência artificial como orientação estratégica no desenvolvimento empreendedor das empresas: Um estudo aplicado às empresas a competir no mercado internacionalPublication . Barata, Margarida Sofia Custódio; Martins, José MoleiroA presente proposta de dissertação dedica-se à apresentação do tema selecionado na área da inteligência artificial como orientação estratégica no desenvolvimento empreendedor das empresas portuguesas, tendo como estudo aplicado às empresas a competir no mercado internacional. Na atualidade, as empresas deparam-se com um contexto empresarial em transformação, que abrange todos os setores de atividades, é caracterizado por altos níveis de competitividade e de incerteza no mercado, assim sendo, as empresas tal como as pessoas que nelas trabalham têm de se adaptar a novas realidades constantemente e inovar para conseguirem obter a máxima eficiência e vantagem competitiva. Noutra perspetiva, este aumento da competitividade entre empresas concebe só por si um fator importante para o desenvolvimento de um país, tornando a economia mais eficiente (Fontenele, 2012). Posto isto, esta investigação visa, assim, estudar como é que a IA pode ser um fator determinante e estratégico para o futuro do empreendedorismo, como também para o desenvolvimento de empresas portuguesas a competir no mercado internacional. Tem como intuito interligar a IA como aposta de futuro ao nível estratégico no empreendedorismo.
- Dinâmicas de um cinema mainstreamPublication . Marques, Leonor Silvério; Leite, PauloO presente relatório reporta-se ao estágio efectuado na empresa marblemedia, sediada em Toronto no Canadá. A experiência prévia de uma mobilidade em Toronto, a par da recente chegada de investimento internacional por parte de canais de streaming a Portugal, levou-me a levantar várias questões dentro do escopo da prática cinematográfica mainstream e o seu impacto noutras formas de cinema aqui praticadas - quais os efeitos que esta nova onda de produção audiovisual poderá ter em Portugal, quais os desafios da produção mainstream e o que com ela podem aprender as práticas cinematográficas de menor escala. O estágio em development ajudou na reflexão sobre o impacto que um sistema de networking forte, várias fases de desenvolvimento e um alvo narrativo específico têm num projecto audiovisual.
- Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridadePublication . Monteiro, Tânia Silvestre; Sousa, Otília deO presente Relatório Final desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa. O problema objeto de estudo, emergente do contexto de prática pedagógica no 4.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, definiu-se como “A relação da fluência leitora com a qualidade escrita em alunos do 4.º ano do 1.º CEB”. Assim, o estudo apresenta como objetivo geral: Averiguar a relação entre a fluência leitora e a qualidade de escrita, e como objetivos específicos: i) Analisar a fluência na leitura antes e depois da intervenção; ii) Analisar a qualidade de escrita antes e depois da intervenção; e iii) Comparar os resultados obtidos na fluência leitora e na qualidade escrita antes e depois da intervenção. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo aproximado da Investigação-Ação, uma vez que se guioupelas fases desta metodologia e apresenta características específicas da mesma por ser um estudo participativo, interventivo, cíclico, crítico e auto-avaliativo. Os participantes desta investigação integravam uma turma do 4.º ano de uma escola do concelho de Oeiras. A natureza deste estudo revelou-se essencialmente qualitativa, recorrendo-se a alguns métodos de natureza quantitativa. Como processos de recolha de dados, recorreu-se a pré-teste e pós-teste em fluência e escrita compositiva, a questionário e à observação direta em sala de aula. Já no que concerne aos procedimentos de análise de dados, privilegiaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados revelam uma melhoria da turma na fluência leitora e na escrita, sugerindo, ainda, que estas duas dimensões se relacionam.
- Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEBPublication . Mendonça, Joana Ascenção Bebiano; Hortas, Maria JoãoO presente relatório, realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo apresentado assumiu como ponto de partida a problemática O desenvolvimento de competências espaciais, de localização e orientação, por alunos do 2.º ciclo na disciplina de HGP, implica a implementação de estratégias didáticas diversas, emergentes da geografia em que o mapa se assume como um recurso fundamental. Na construção da resposta a esta problemática emergiram os objetivos de investigação: i) Analisar as competências espaciais prévias dos alunos de 5.º ano; ii) Refletir sobre as metodologias de ensino e aprendizagem do espaço que é possível implementar no 2.º CEB; iii) Refletir sobre o contributo das estratégias e atividades de aprendizagem do espaço para o desenvolvimento de competências espaciais pelos alunos. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na recolha de dados, recorremos a diversos métodos, incluindo a análise documental, a observação participante com registo em grelhas e notas de campo, a realização e análise de entrevistas, a análise de fichas e atividades realizadas pelos alunos, a análise e avaliação dos resultados e dos percursos de aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam que o percurso didático em que os alunos foram envolvidos potenciou o desenvolvimento de um conjunto de competências espaciais que organizamos em três grandes áreas: Localização em mapas; Leitura da informação representada no mapa e, Distribuição espacial de fenómenos histórico-geográficos, fundamentais na formação de alunos competentes em História e Geografia.