dc.contributor.author | Gonçalves, Fernanda | |
dc.contributor.author | Guerreiro, Paula | |
dc.contributor.author | Freitas, Maria João | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.date.accessioned | 2013-09-05T10:57:22Z | |
dc.date.available | 2013-09-05T10:57:22Z | |
dc.date.issued | 2011-06 | |
dc.description.abstract | A partir do momento em que a criança nasce, é exposta a enunciados de fala de uma dada comunidade linguística e inicia o processo de aquisição da(s) língua(s) dessa comunidade, com o objectivo de comunicar com os seus membros. Este processo de aquisição é longo e, contrariamente ao que é assumido na generalidade, não se encontra concluído à entrada na escola. Como veremos nas secções seguintes, múltiplos aspectos relativos à estrutura das palavras, das frases e do discurso não se encontram estabilizados no momento em que a criança inicia o 1.o Ciclo do Ensino Básico. Desadequações entre o sistema linguístico da criança e os conteúdos evocados na sala de aula podem contribuir para o insucesso escolar. Cada professor deve, assim, estar atento à (i)maturidade linguística dos seus alunos e agir tendo em conta o seu perfil linguístico. Nesta publicação, temos como objectivo central dar conta de como o desenvolvimento linguístico está inter-relacionado com o processo de ensino e de aprendizagem no 1.o Ciclo do Ensino Básico, sobretudo nos primeiros anos, condicionando-o de forma significativa. Na secção 1, trataremos questões gerais sobre o desenvolvimento linguístico em curso durante o 1.o Ciclo. Na secção 2, reflectiremos sobre aspectos linguísticos de aquisição precoce e de aquisição tardia, no sentido de fornecer aos professores um ponto de referência para a identificação de eventuais problemas no desenvolvimento linguístico dos seus alunos. Apresentaremos, na secção 3, propostas de actividades a desenvolver com os alunos, que permitam estimular e promover a compreensão e a produção linguísticas orais e escritas, dando especial atenção aos aspectos que emergem ou se consolidam mais tardiamente e aos que colocam dificuldades particulares. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-742-308-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2678 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular | por |
dc.title | O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Otília | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 |
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