Repository logo
 
Publication

O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento

dc.contributor.authorGonçalves, Fernanda
dc.contributor.authorGuerreiro, Paula
dc.contributor.authorFreitas, Maria João
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.date.accessioned2013-09-05T10:57:22Z
dc.date.available2013-09-05T10:57:22Z
dc.date.issued2011-06
dc.description.abstractA partir do momento em que a criança nasce, é exposta a enunciados de fala de uma dada comunidade linguística e inicia o processo de aquisição da(s) língua(s) dessa comunidade, com o objectivo de comunicar com os seus membros. Este processo de aquisição é longo e, contrariamente ao que é assumido na generalidade, não se encontra concluído à entrada na escola. Como veremos nas secções seguintes, múltiplos aspectos relativos à estrutura das palavras, das frases e do discurso não se encontram estabilizados no momento em que a criança inicia o 1.o Ciclo do Ensino Básico. Desadequações entre o sistema linguístico da criança e os conteúdos evocados na sala de aula podem contribuir para o insucesso escolar. Cada professor deve, assim, estar atento à (i)maturidade linguística dos seus alunos e agir tendo em conta o seu perfil linguístico. Nesta publicação, temos como objectivo central dar conta de como o desenvolvimento linguístico está inter-relacionado com o processo de ensino e de aprendizagem no 1.o Ciclo do Ensino Básico, sobretudo nos primeiros anos, condicionando-o de forma significativa. Na secção 1, trataremos questões gerais sobre o desenvolvimento linguístico em curso durante o 1.o Ciclo. Na secção 2, reflectiremos sobre aspectos linguísticos de aquisição precoce e de aquisição tardia, no sentido de fornecer aos professores um ponto de referência para a identificação de eventuais problemas no desenvolvimento linguístico dos seus alunos. Apresentaremos, na secção 3, propostas de actividades a desenvolver com os alunos, que permitam estimular e promover a compreensão e a produção linguísticas orais e escritas, dando especial atenção aos aspectos que emergem ou se consolidam mais tardiamente e aos que colocam dificuldades particulares.por
dc.identifier.isbn978-972-742-308-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2678
dc.language.isoporpor
dc.publisherMinistério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricularpor
dc.titleO conhecimento da língua: percursos de desenvolvimentopor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSousa
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Gonçalves_Guerreiro_Freitas_Sousa_2011.pdf
Size:
3.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections