Publication
Brincar com as diferenças: inclusão e diversidade
dc.contributor.advisor | Fuertes, Marina | pt_PT |
dc.contributor.author | Gomes, Cláudia Sofia De Castro | |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T11:17:08Z | |
dc.date.available | 2022-03-15T11:17:08Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.description | Relatório apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório visa a apresentar a reflexão e os registos das vivências ao longo da minha intervenção educativa, demonstrando as aprendizagens adquiridas ao longo da mesma de um modo sistemático e fundamentado. A Prática Profissional Supervisionada II decorreu num contexto de Jardim de Infância com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O relatório, na sua estrutura, apresenta uma caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa, das famílias e das crianças, a análise reflexiva da intervenção tendo como base as intenções educativas que planeei para a minha prática e por último darei a conhecer a introdução à investigação em Jardim de Infância. A minha problemática de investigação surge após a realização de um trabalho para a unidade curricular Necessidades Educativas Especiais e pela presença de uma criança com espetro de autismo no grupo de crianças que estava a acompanhar. Este acontecimento despertou o meu interesse em aprofundar mais o tema da inclusão, da aceitação e do respeito pelas diferenças. Neste sentido, procurei fundamentar e justificar a problemática, apresentar os dados recolhidos durante a investigação, com base em diversos instrumentos de recolha, e por último expor os resultados obtidos. Desta experiência nos estágios aprendi a valorizar a escuta ativa e a pensar nas crianças como cidadãs, que devem ser chamadas a participar na sociedade. Enquanto futura educadora pretendo priorizar a inclusão, o respeito e aceitação das diferenças e de promover a oportunidade de as crianças participarem nas discussões e tomadas de decisão necessárias. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report aims to present the reflection and the records of experiences throughout my educational intervention, demonstrating the learning acquired in a systematic and reasoned way. The Supervised Professional Practice II took place in a kindergarten with children aged 3-6 years old. The report consists of the following chapters: the characterization of the socioeducational establishment, the team, the families and the children, the reflective analysis of the intervention based on the educational intentions that I planned for my practice and, finally, I will give an introduction to research in kindergarten. My research problem arose after doing an assignment for the Special Educational Needs curriculum unit and the presence of a child with autistic spectrum in the group of children I was monitoring. This event sparked my interest in exploring further the topic of inclusion, acceptance and respect for differences. Hence, I tried to justify the problem, present the data collected during the research by using various data collection instruments, and finally, I exposed the results obtained during the research. From this internship experience I learned to value active listening and to think of children as citizens of society. As a future educator, I intend to prioritize inclusion, respect and acceptance of differences and to promote the opportunity for children to participate in necessary discussions and decisions. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, C. S. C. (2021). Brincar com as diferenças: inclusão e diversidade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14469 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202935400 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14469 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Estrutura do corpo | pt_PT |
dc.subject | Funções do corpo | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Diversity | pt_PT |
dc.subject | Play | pt_PT |
dc.subject | Body structure | pt_PT |
dc.subject | Body functions | pt_PT |
dc.title | Brincar com as diferenças: inclusão e diversidade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatorio PPS II_vf.pdf
- Size:
- 3.37 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format