Repository logo
 
Publication

A originalidade da suite para piano: Goyescas: los majos enamorados de E. Granados

dc.contributor.advisorMoyano, Jorge
dc.contributor.authorSantos, José João Gomes dos
dc.date.accessioned2019-06-14T12:28:37Z
dc.date.available2019-06-14T12:28:37Z
dc.date.issued2018-09
dc.descriptionRelatório de projecto artístico - Mestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractGoyescas / Los majos enamorados, a mais importante criação de E. Granados, ocupa um lugar de destaque na história do reportório pianístico. Múltiplos elementos confluem nesta obra: as referências especificamente espanholas (motivos de canções ou danças populares, tonadillas, figurações guitarrísticas), a tradição romântica (o piano de Schumann e Chopin, assim como o cromatismo wagneriano), as alusões à pintura de Goya versando os temas do majismo, ou ainda as evocações musicais do século XVIII. Os títulos programáticos das peças deixam entrever que o compositor teria em mente, na elaboração do ciclo, uma sequência narrativa. Com efeito, o material da suite pianística iria originar uma ópera, caso único na história da música - a partitura musical antecedeu o libreto. Afigura-se, portanto, que uma justa compreensão da obra deverá basear-se numa interpretação narrativa, aspecto que será desenvolvido no presente trabalho. Será igualmente objecto de análise a galeria de temas recorrentes, autênticos leitmotive conferindo unidade ao ciclo, que fluem ao longo de um discurso em que prevalece o espírito improvisatório. Serão abordados ainda dados atinentes ao meio social, político e cultural da Espanha de início do século XX que influenciaram o autor. Outro foco a constituir matéria para uma reflexão é o conceito muito pessoal de Granados sobre nacionalismo e casticismo, no âmbito de uma nação multidiversificada - este aspecto poderá levar-nos a melhor compreender a singularidade de Goyescas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract - Goyescas / Los majos enamorados has a prominent position in the piano repertoire. It is a highly original work and the most important achievement of Granados. Many varied aspects are interrelated in this piece: the spanish elements (folk tunes and dances, tonadillas, guitar effects), the romantic tradition (the piano of Chopin and Schumann, as well as the wagnerian chromaticism), the references to Goya’s paintings and etchings dealing with majismo and the allusions to the eighteenth-century music. The programmatic titles of the pieces suggest that the composer had in mind some kind of a plot. As a matter of fact Granados composed an opera from the material of the piano suite – a unique case in the music history, in which the libretto comes after the musical score. A narrative interpretation is therefore an important part of an accurate understanding of the work. The narrative intrincacy of the cycle will be examined as well as the improvisatory nature of Granados’ style and the recurring themes which work as a unifying device throughout the work. To better grasp the genesis of Goyescas one must also pay attention to some background features such as the social, political and cultural context that influenced the author. The very personal approach of Granados to the concept of nationalism, in the frame of a multiregional Spain, will be examined too: it helps to understand the originality of Goyescas. We hope that this report may be useful for an interpreter, helping him to achieve an informed and imaginative performance of Goyescas.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202254380
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10156
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectGoyapt_PT
dc.subjectNacionalismopt_PT
dc.subjectCasticismopt_PT
dc.subjectMajismopt_PT
dc.subjectTonadillapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectNationalismpt_PT
dc.subjectCasticismpt_PT
dc.titleA originalidade da suite para piano: Goyescas: los majos enamorados de E. Granadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA originalidade da suite para piano: Goyescas: los majos enamorados de E. Granadospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
José João Santos - Relatório-projecto (corrigido).pdf
Size:
22.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: