Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A originalidade da suite para piano: Goyescas: los majos enamorados de E. Granados

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Goyescas / Los majos enamorados, a mais importante criação de E. Granados, ocupa um lugar de destaque na história do reportório pianístico. Múltiplos elementos confluem nesta obra: as referências especificamente espanholas (motivos de canções ou danças populares, tonadillas, figurações guitarrísticas), a tradição romântica (o piano de Schumann e Chopin, assim como o cromatismo wagneriano), as alusões à pintura de Goya versando os temas do majismo, ou ainda as evocações musicais do século XVIII. Os títulos programáticos das peças deixam entrever que o compositor teria em mente, na elaboração do ciclo, uma sequência narrativa. Com efeito, o material da suite pianística iria originar uma ópera, caso único na história da música - a partitura musical antecedeu o libreto. Afigura-se, portanto, que uma justa compreensão da obra deverá basear-se numa interpretação narrativa, aspecto que será desenvolvido no presente trabalho. Será igualmente objecto de análise a galeria de temas recorrentes, autênticos leitmotive conferindo unidade ao ciclo, que fluem ao longo de um discurso em que prevalece o espírito improvisatório. Serão abordados ainda dados atinentes ao meio social, político e cultural da Espanha de início do século XX que influenciaram o autor. Outro foco a constituir matéria para uma reflexão é o conceito muito pessoal de Granados sobre nacionalismo e casticismo, no âmbito de uma nação multidiversificada - este aspecto poderá levar-nos a melhor compreender a singularidade de Goyescas.
Abstract - Goyescas / Los majos enamorados has a prominent position in the piano repertoire. It is a highly original work and the most important achievement of Granados. Many varied aspects are interrelated in this piece: the spanish elements (folk tunes and dances, tonadillas, guitar effects), the romantic tradition (the piano of Chopin and Schumann, as well as the wagnerian chromaticism), the references to Goya’s paintings and etchings dealing with majismo and the allusions to the eighteenth-century music. The programmatic titles of the pieces suggest that the composer had in mind some kind of a plot. As a matter of fact Granados composed an opera from the material of the piano suite – a unique case in the music history, in which the libretto comes after the musical score. A narrative interpretation is therefore an important part of an accurate understanding of the work. The narrative intrincacy of the cycle will be examined as well as the improvisatory nature of Granados’ style and the recurring themes which work as a unifying device throughout the work. To better grasp the genesis of Goyescas one must also pay attention to some background features such as the social, political and cultural context that influenced the author. The very personal approach of Granados to the concept of nationalism, in the frame of a multiregional Spain, will be examined too: it helps to understand the originality of Goyescas. We hope that this report may be useful for an interpreter, helping him to achieve an informed and imaginative performance of Goyescas.

Description

Relatório de projecto artístico - Mestrado em Música

Keywords

Goya Nacionalismo Casticismo Majismo Tonadilla Piano Nationalism Casticism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa