Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo diz respeito a uma experiência de formação com futuros
professoras e educadores de uma LEB. Trata-se de uma investigação sobre a prática, no
contexto de uma unidade curricular eletiva sobre Geometria Dinâmica. O seu objetivo é
analisar o papel do Geogebra no desenvolvimento do raciocínio geométrico,
particularmente no modo como um grupo de futuros professores estrutura
geometricamente as figuras a partir de uma tarefa de natureza exploratória. Os dados
apresentados, recolhidos a partir da observação das aulas e das produções escritas dos
portefólios, são relativos à realização de uma tarefa centrada na realização de
construções geométricas. Os resultados mostram que a realização deste tipo de atividade
no Geogebra promove a estruturação espacial e geométrica, começando pela perceção
de elementos e relações que permitem a construção dinâmica, para posterior descrição
através de conceitos formais que são veiculados pelas ferramentas do AGD.
Description
Keywords
Geometria Estruturação Visualização Geogebra Formação inicial
Citation
Brunheira, L. & Ponte, J. P. (2016). Realizar construções geométricas com o Geogebra, o contributo do AGD para a estruturação geométrica. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 341-353). Évora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.