Repository logo
 
Publication

“Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorPereira, Carlos António Gonçalves
dc.date.accessioned2020-01-09T11:06:26Z
dc.date.available2020-01-09T11:06:26Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. O documento é, estruturalmente, constituído por duas partes correlacionadas: (i) caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas e desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB; e (ii) um estudo empírico, desenvolvido em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da falta de motivação, por parte dos alunos, nas aprendizagens referentes à História e à Geografia. Nesse sentido, o estudo apresenta-se vinculado à utilização do Cinema, enquanto recurso motivador, no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia. Este estudo explora a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo em que vivem, a partir da análise de situações socialmente relevantes, visualizadas em obras cinematográficas e comparadas às realidades pessoais de cada participante. Configuram-se, enquanto objetivos do estudo: (i) reconhecer as potencialidades do Cinema, enquanto recurso motivador para o ensino e a aprendizagem da História e da Geografia; (ii) compreender a viabilidade da utilização do Cinema, como fonte histórico-geográfica; (iii) explorar as potencialidades da visualização de filmes na análise crítica em História e Geografia; e (iv) compreender os contributos do recurso ao Cinema para a formação de uma consciência histórico-geográfica. O escrutínio dos resultados atesta a análise crítica das dimensões de manipulação do tempo histórico, de mudança e causalidade espaciotemporal e de compreensão histórico-geográfica, como aquelas com maior nível de leitura e interpretação das mensagens veiculadas pelos filmes. O Cinema concretiza-se, portanto, enquanto fonte histórico-geográfica viável, potencializadora do pensamento crítico, face a questões socialmente relevantes, ancorado numa maior motivação e engajamento, por parte dos alunos. Verifica-se, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência histórico-geográfica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present Internship Report is developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE, of the Lisbon School of Education. The document structurally consists of two correlated parts: (i) characterization, analysis, and reflection upon the pedagogical practices implemented and developed in the 1st and 2nd CBE; and (ii) an empirical study developed in both cycles. The research is based on the identification of lack of motivation of the students in learning tasks related to History and Geography. In this sense, the study is linked to the use of Cinema as a motivational resource in the teaching-learning process of History and Geography. This study explores the formation of more critical and conscious citizens of the world they live in, by analysing social issues depicted in cinematographic works and compared to each participant’s personal realities. The study objectives are: (i) to recognize the potential of Cinema as a motivational resource for teaching and learning History and Geography; (ii) to understand the feasibility of using Cinema as a historical-geographical source; (iii) to explore the potential of film viewing for critical analysis in History and Geography; and (iv) to understand the contributions of the resort to Cinema for the formation of a historical-geographical awareness. The scrutiny of the results testifies the critical analysis of the dimensions of manipulation of historical time, of spatiotemporal change and causality, and of historical-geographical understanding as those with a higher level of reading and interpretation from the messages conveyed by the films. Cinema, thus, takes place as a viable historical-geographical source, capable of potentiating critical thinking, regarding social issues, anchored in students’ higher levels of motivation and commitment. Consequently, the development of a historical-geographical awareness is also verified.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPereira, C. A. G. (2019). “Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico) (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10962pt_PT
dc.identifier.tid202329631
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10962
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinema como recursopt_PT
dc.subjectQuestões socialmente relevantespt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectConsciência histórico-geográficapt_PT
dc.subjectCinema as resourcept_PT
dc.subjectSocial issuespt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectHistorical-geographical awarenesspt_PT
dc.title“Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Pereira, C. (2019). O Cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia.pdf
Size:
4.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: