dc.contributor.author | Antunes, David | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T09:53:05Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T09:53:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Os oito ensaios deste livro representam alguns dos meus interesses mais recorrentes, enquanto professor cujas referências são demonstrativas de uma filiação a que se poderia chamar clássica e, sobretudo, da incapacidade de separar o pensamento artístico do pensamento filosófico. São também textos que alimentam e se alimentam da prática pedagógica e, por isso, de forma direta ou indireta, são em muito devedores do privilégio de ser professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e, em particular, dos muitos alunos com quem, nesta casa, me cruzei e espero continuar a cruzar. Pensar o teatro ou as questões que o teatro me coloca é sempre para mim um motivo para pensar ‘fora do teatro’ e, por vezes, ‘contra o teatro’. Pensar outras coisas, por outro lado, conduz-me, na maior parte dos casos e invariavelmente, ao teatro. Não creio que a arte se constitua como um regime especial ou excêntrico da atividade humana e, nesse sentido, entendo-a como uma atividade humana entre outras, querendo com isto dizer que os seus praticantes aprendem, se quiserem, a praticá-la, a pensá-la e a descrevê-la. Contudo, pensar, fazer e descrever uma atividade instável, no sentido de esta se furtar à aplicabilidade de índices de operacionalidade técnica, é estar aberto ao sucesso relativo dos pronunciamentos e das ações que possamos fazer ou realizar sobre essa atividade. Estes ensaios evidenciam essa condição e as eventuais virtudes e deméritos que possam ter decorrem da capacidade de mostrarem um pensamento em processo de se pensar e constituir. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.estc.ebook.003 | |
dc.identifier.isbn | 978-972-9370-40-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16463 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.estc.ipl.pt/sites/default/files/2023-10/Ensaios_David_Antunes.pdf | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Cidade | pt_PT |
dc.subject | Tragédia | pt_PT |
dc.subject | Animais | pt_PT |
dc.subject | Racionalidade | pt_PT |
dc.subject | Intermedial | pt_PT |
dc.subject | Espectador | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.subject | Representação | pt_PT |
dc.subject | Antonin Artaud | pt_PT |
dc.subject | Santo Agostinho | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Conforto | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Platão | pt_PT |
dc.subject | Homero | pt_PT |
dc.subject | Fantasmas | pt_PT |
dc.title | Ensaios sobre teatro e outras coisas | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | Ensaios sobre teatro e outras coisas | pt_PT |
person.familyName | Antunes | |
person.givenName | David | |
person.identifier.ciencia-id | 5B1C-3B24-1537 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1444-2881 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 41ed227f-dbd8-454a-a687-c5d1b1b0f0cf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 41ed227f-dbd8-454a-a687-c5d1b1b0f0cf |