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Desenvolvimento de uma linha de metropolitano ligeiro entre as linhas ferroviƔrias de Cascais e Sintra: "Metro de Oeiras"
dc.contributor.author | Lima, Diogo Jorge Pedroso Tenente | |
dc.date.accessioned | 2011-11-19T13:30:16Z | |
dc.date.available | 2011-11-19T13:30:16Z | |
dc.date.issued | 2008-10 | |
dc.description.abstract | Nos Ćŗltimos anos tem-se constatado um agravamento da mobilidade em Agualva- CacĆ©m e nas Ć”reas envolventes ao eixo definido pela EN249-3. No desenvolvimento da linha de metro ligeiro considerou-se como objectivo prioritĆ”rio a definição dum espaƧo canal e das respectivas infra-estrururas associadas, de forma a assegurar uma boa interligação das Linhas de Sintra e de Cascais e a conexĆ£o aos pólos tecnológicos TagusPark, Lagoas Park e Quinta da Fonte, abrangendo uma zona de influĆŖncia significativa. A construção de āpark & rideā junto Ć s estaƧƵes de metro ligeiro vai fomentar a transferĆŖncia do transporte individual para o transporte colectivo contribuindo para a melhoria de qualidade de vida em zonas muito congestionadas e com elevados Ćndices de poluição. Na elaboração do projecto foram superadas as dificuldades de inserção nas zonas com alta densidade e com orografia caracterizada por vales profundos. A linha tem uma extensĆ£o de 16,8 km em sĆtio próprio, com 23 estaƧƵes e serĆ” explorada com 22 composiƧƵes de 310 lugares, realizando o tempo de percurso de 25 minutos entre Oeiras e o Tagus Park ou entre CacĆ©m e o Tagus Park. Para a concretização deste projecto foi estimado um investimento de 402 milhƵes de euros, incluindo a aquisição de material circulante em trĆŖs fases. O custo da manutenção e exploração serĆ” de 12 milhƵes de euros/ano. A linha de metro ligeiro servirĆ” cerca de 201 mil pessoas na sua Ć”rea envolvente (a uma distĆ¢ncia de 450m do eixo) e transportarĆ” 32 milhƵes de passageiros no Ano 0 e 54 milhƵes no Ano 30. O custo por passageiro transportado serĆ” de 0,74⬠no Ano 0 e de 0,50⬠no Ano 30. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/430 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ano 0 | por |
dc.subject | Ano -14 | por |
dc.subject | Ano-8 | por |
dc.subject | Ano 30 | por |
dc.subject | Atacadeira pesada | por |
dc.subject | Atracção de população | por |
dc.subject | Carril de gola | por |
dc.subject | Carril vignol | por |
dc.subject | FrequĆŖncia | por |
dc.subject | Movimentos pendulares | por |
dc.subject | Park&ride | por |
dc.subject | PeƧas de reserva | por |
dc.subject | PerĆodo corpo do dia | por |
dc.subject | PerĆodo nocturno | por |
dc.subject | PerĆodo ponta da manhĆ£ | por |
dc.subject | PerĆodo tarde | por |
dc.subject | Parque de material e oficinas (PMO) | por |
dc.subject | Repulsão de população | por |
dc.subject | Tempo de rotação | por |
dc.subject | Travessa bi-bloco | por |
dc.subject | Velocidade mƩdia | por |
dc.subject | Zonamento | por |
dc.title | Desenvolvimento de uma linha de metropolitano ligeiro entre as linhas ferroviƔrias de Cascais e Sintra: "Metro de Oeiras" | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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