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Desenvolvimento de uma linha de metropolitano ligeiro entre as linhas ferroviƔrias de Cascais e Sintra: "Metro de Oeiras"

dc.contributor.authorLima, Diogo Jorge Pedroso Tenente
dc.date.accessioned2011-11-19T13:30:16Z
dc.date.available2011-11-19T13:30:16Z
dc.date.issued2008-10
dc.description.abstractNos Ćŗltimos anos tem-se constatado um agravamento da mobilidade em Agualva- CacĆ©m e nas Ć”reas envolventes ao eixo definido pela EN249-3. No desenvolvimento da linha de metro ligeiro considerou-se como objectivo prioritĆ”rio a definição dum espaƧo canal e das respectivas infra-estrururas associadas, de forma a assegurar uma boa interligação das Linhas de Sintra e de Cascais e a conexĆ£o aos pólos tecnológicos TagusPark, Lagoas Park e Quinta da Fonte, abrangendo uma zona de influĆŖncia significativa. A construção de ā€œpark & rideā€ junto Ć s estaƧƵes de metro ligeiro vai fomentar a transferĆŖncia do transporte individual para o transporte colectivo contribuindo para a melhoria de qualidade de vida em zonas muito congestionadas e com elevados Ć­ndices de poluição. Na elaboração do projecto foram superadas as dificuldades de inserção nas zonas com alta densidade e com orografia caracterizada por vales profundos. A linha tem uma extensĆ£o de 16,8 km em sĆ­tio próprio, com 23 estaƧƵes e serĆ” explorada com 22 composiƧƵes de 310 lugares, realizando o tempo de percurso de 25 minutos entre Oeiras e o Tagus Park ou entre CacĆ©m e o Tagus Park. Para a concretização deste projecto foi estimado um investimento de 402 milhƵes de euros, incluindo a aquisição de material circulante em trĆŖs fases. O custo da manutenção e exploração serĆ” de 12 milhƵes de euros/ano. A linha de metro ligeiro servirĆ” cerca de 201 mil pessoas na sua Ć”rea envolvente (a uma distĆ¢ncia de 450m do eixo) e transportarĆ” 32 milhƵes de passageiros no Ano 0 e 54 milhƵes no Ano 30. O custo por passageiro transportado serĆ” de 0,74€ no Ano 0 e de 0,50€ no Ano 30.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/430
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectAno 0por
dc.subjectAno -14por
dc.subjectAno-8por
dc.subjectAno 30por
dc.subjectAtacadeira pesadapor
dc.subjectAtracção de populaçãopor
dc.subjectCarril de golapor
dc.subjectCarril vignolpor
dc.subjectFrequĆŖnciapor
dc.subjectMovimentos pendularespor
dc.subjectPark&ridepor
dc.subjectPeƧas de reservapor
dc.subjectPerĆ­odo corpo do diapor
dc.subjectPerĆ­odo nocturnopor
dc.subjectPeríodo ponta da manhãpor
dc.subjectPerĆ­odo tardepor
dc.subjectParque de material e oficinas (PMO)por
dc.subjectRepulsão de populaçãopor
dc.subjectTempo de rotaçãopor
dc.subjectTravessa bi-blocopor
dc.subjectVelocidade mƩdiapor
dc.subjectZonamentopor
dc.titleDesenvolvimento de uma linha de metropolitano ligeiro entre as linhas ferroviƔrias de Cascais e Sintra: "Metro de Oeiras"por
dc.typemaster thesis
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rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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