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Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos tem-se constatado um agravamento da mobilidade em Agualva- Cacém e nas Ôreas envolventes ao eixo definido pela EN249-3. No desenvolvimento da linha de metro ligeiro considerou-se como objectivo prioritÔrio a definição dum espaço canal e das respectivas infra-estrururas associadas, de forma a assegurar uma boa interligação das Linhas de Sintra e de Cascais e a conexão aos pólos
tecnológicos TagusPark, Lagoas Park e
Quinta da Fonte, abrangendo uma zona de
influĆŖncia significativa. A construção de āpark & rideā junto Ć s estaƧƵes de metro ligeiro vai fomentar a
transferĆŖncia do transporte individual para
o transporte colectivo contribuindo para a
melhoria de qualidade de vida em zonas
muito congestionadas e com elevados Ćndices de poluição. Na elaboração do projecto foram superadas as dificuldades de inserção nas zonas com alta densidade e com orografia caracterizada por vales profundos. A linha tem uma extensĆ£o de 16,8 km em sĆtio próprio, com 23 estaƧƵes e serĆ” explorada com 22 composiƧƵes de 310 lugares, realizando o tempo de percurso de 25 minutos entre Oeiras e o Tagus Park ou entre CacĆ©m e o Tagus Park. Para a concretização deste projecto foi
estimado um investimento de 402 milhƵes
de euros, incluindo a aquisição de material
circulante em três fases. O custo da manutenção e exploração serÔ de 12 milhões de euros/ano. A linha de metro ligeiro servirÔ cerca de
201 mil pessoas na sua Ɣrea envolvente (a
uma distância de 450m do eixo) e
transportarƔ 32 milhƵes de passageiros no
Ano 0 e 54 milhƵes no Ano 30. O custo por passageiro transportado serƔ
de 0,74⬠no Ano 0 e de 0,50⬠no Ano 30.
Description
Keywords
Ano 0 Ano -14 Ano-8 Ano 30 Atacadeira pesada Atracção de população Carril de gola Carril vignol FrequĆŖncia Movimentos pendulares Park&ride PeƧas de reserva PerĆodo corpo do dia PerĆodo nocturno PerĆodo ponta da manhĆ£ PerĆodo tarde Parque de material e oficinas (PMO) RepulsĆ£o de população Tempo de rotação Travessa bi-bloco Velocidade mĆ©dia Zonamento