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Desenvolvimento de uma linha de metropolitano ligeiro entre as linhas ferroviƔrias de Cascais e Sintra: "Metro de Oeiras"

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Anexo 4-A4-C-8p.pdf1.23 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos Ćŗltimos anos tem-se constatado um agravamento da mobilidade em Agualva- CacĆ©m e nas Ć”reas envolventes ao eixo definido pela EN249-3. No desenvolvimento da linha de metro ligeiro considerou-se como objectivo prioritĆ”rio a definição dum espaƧo canal e das respectivas infra-estrururas associadas, de forma a assegurar uma boa interligação das Linhas de Sintra e de Cascais e a conexĆ£o aos pólos tecnológicos TagusPark, Lagoas Park e Quinta da Fonte, abrangendo uma zona de influĆŖncia significativa. A construção de ā€œpark & rideā€ junto Ć s estaƧƵes de metro ligeiro vai fomentar a transferĆŖncia do transporte individual para o transporte colectivo contribuindo para a melhoria de qualidade de vida em zonas muito congestionadas e com elevados Ć­ndices de poluição. Na elaboração do projecto foram superadas as dificuldades de inserção nas zonas com alta densidade e com orografia caracterizada por vales profundos. A linha tem uma extensĆ£o de 16,8 km em sĆ­tio próprio, com 23 estaƧƵes e serĆ” explorada com 22 composiƧƵes de 310 lugares, realizando o tempo de percurso de 25 minutos entre Oeiras e o Tagus Park ou entre CacĆ©m e o Tagus Park. Para a concretização deste projecto foi estimado um investimento de 402 milhƵes de euros, incluindo a aquisição de material circulante em trĆŖs fases. O custo da manutenção e exploração serĆ” de 12 milhƵes de euros/ano. A linha de metro ligeiro servirĆ” cerca de 201 mil pessoas na sua Ć”rea envolvente (a uma distĆ¢ncia de 450m do eixo) e transportarĆ” 32 milhƵes de passageiros no Ano 0 e 54 milhƵes no Ano 30. O custo por passageiro transportado serĆ” de 0,74€ no Ano 0 e de 0,50€ no Ano 30.

Description

Keywords

Ano 0 Ano -14 Ano-8 Ano 30 Atacadeira pesada Atracção de população Carril de gola Carril vignol Frequência Movimentos pendulares Park&ride Peças de reserva Período corpo do dia Período nocturno Período ponta da manhã Período tarde Parque de material e oficinas (PMO) Repulsão de população Tempo de rotação Travessa bi-bloco Velocidade média Zonamento

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