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Avaliação da cultura de segurança do doente no ensino politécnico público em Portugal: o caso dos estudantes do último ano das licenciaturas em Tecnologias da Saúde

dc.contributor.advisorEiras, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Ana Filipa Adão da
dc.date.accessioned2020-04-22T17:16:28Z
dc.date.available2020-04-22T17:16:28Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúdept_PT
dc.description.abstractIntrodução: A Cultura de Segurança do Doente tem-se revelado uma temática em ascensão nas últimas décadas. Os doentes revelam-se mais exigentes com a qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Inúmeros estudos têm sido realizados em vários países sobre os níveis de Cultura de Segurança do Doente, para detetar falhas e oportunidades de melhoria. Uma forma de avaliar a perceção da Cultura de Segurança do Doente por parte dos profissionais é através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, amplamente validado e traduzido para vários países. Objetivo: Avaliar a Cultura de Segurança do Doente no Ensino Politécnico Público em Portugal – o caso dos estudantes do último ano das Licenciaturas em Tecnologias da Saúde. Metodologia: Foi utilizada a versão validada e traduzida para português, devidamente adaptada aos estudantes, do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. Os questionários foram preenchidos via online e analisadas através do software estatístico Statistical Package for Social Sciences version 21®. Resultados: Verifica-se que as dimensões que apresentam as maiores lacunas são a dotação dos profissionais, as transferências e transições hospitalares e a abertura na comunicação. A dimensão que apresenta uma maior Cultura de Segurança do Doente é a aprendizagem organizacional. Conclusão: Face aos resultados obtidos sugere-se que seja realizada uma formação mais proeminente na área da Cultura de Segurança do Doente durante as Licenciaturas em Tecnologias da Saúde, de forma a melhorar os cuidados de saúde que são prestados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Introduction: The Patient Safety Culture has been an issue on the rise in recent decades. Patients are becoming more well-informed and demanding quality and safety about health care procedures. Numerous studies have been conducted in several countries to determine the Patient Safety Culture levels with the gold to detect failures and opportunities for improvement. One way to assess the Patient Safety Culture by professionals is through the Hospital Survey on Patient Safety Culture questionnaire, widely validated and translated. Aim: Evaluate the Patient Safety Culture in Public Health Technologies Schools in Portugal – the case of the students who attend the last year of Health Technologies graduate. Methodology: The scale of measure the results in this study was the Portuguese validated version of the Hospital Survey on Patient Safety Culture was adapted for the students. The questionnaires were completed online and analyzed using the statistical software Statistical Package for Social Sciences version 21®. Results: It is verified that the dimensions that present the greatest gaps according to the students are the professional’s endowment, the hospital transfers, and transitions and the opening in the communication. The dimension that presents a higher Patient Safety Culture is organizational learning. Conclusion: As such, it is suggested that more awareness-raising and training be carried out in order to enhance the knowledge in the Patient Safety Culture in order to improve the health care that is provided.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSilva AF. Avaliação da cultura de segurança do doente no ensino politécnico público em Portugal: o caso dos estudantes do último ano das licenciaturas em Tecnologias da Saúde [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior da Saúde da Universidade do Algarve; 2019.pt_PT
dc.identifier.tid202313999pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11497
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSegurança do doentept_PT
dc.subjectCultura de segurançapt_PT
dc.subjectTecnologias da saúdept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino superior politécnicopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectPatient safetypt_PT
dc.subjectSafety culturept_PT
dc.subjectHealth technologypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectPolytechnic higher educationpt_PT
dc.titleAvaliação da cultura de segurança do doente no ensino politécnico público em Portugal: o caso dos estudantes do último ano das licenciaturas em Tecnologias da Saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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