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Avaliação da cultura de segurança do doente no ensino politécnico público em Portugal: o caso dos estudantes do último ano das licenciaturas em Tecnologias da Saúde

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Introdução: A Cultura de Segurança do Doente tem-se revelado uma temática em ascensão nas últimas décadas. Os doentes revelam-se mais exigentes com a qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Inúmeros estudos têm sido realizados em vários países sobre os níveis de Cultura de Segurança do Doente, para detetar falhas e oportunidades de melhoria. Uma forma de avaliar a perceção da Cultura de Segurança do Doente por parte dos profissionais é através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, amplamente validado e traduzido para vários países. Objetivo: Avaliar a Cultura de Segurança do Doente no Ensino Politécnico Público em Portugal – o caso dos estudantes do último ano das Licenciaturas em Tecnologias da Saúde. Metodologia: Foi utilizada a versão validada e traduzida para português, devidamente adaptada aos estudantes, do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. Os questionários foram preenchidos via online e analisadas através do software estatístico Statistical Package for Social Sciences version 21®. Resultados: Verifica-se que as dimensões que apresentam as maiores lacunas são a dotação dos profissionais, as transferências e transições hospitalares e a abertura na comunicação. A dimensão que apresenta uma maior Cultura de Segurança do Doente é a aprendizagem organizacional. Conclusão: Face aos resultados obtidos sugere-se que seja realizada uma formação mais proeminente na área da Cultura de Segurança do Doente durante as Licenciaturas em Tecnologias da Saúde, de forma a melhorar os cuidados de saúde que são prestados.
ABSTRACT - Introduction: The Patient Safety Culture has been an issue on the rise in recent decades. Patients are becoming more well-informed and demanding quality and safety about health care procedures. Numerous studies have been conducted in several countries to determine the Patient Safety Culture levels with the gold to detect failures and opportunities for improvement. One way to assess the Patient Safety Culture by professionals is through the Hospital Survey on Patient Safety Culture questionnaire, widely validated and translated. Aim: Evaluate the Patient Safety Culture in Public Health Technologies Schools in Portugal – the case of the students who attend the last year of Health Technologies graduate. Methodology: The scale of measure the results in this study was the Portuguese validated version of the Hospital Survey on Patient Safety Culture was adapted for the students. The questionnaires were completed online and analyzed using the statistical software Statistical Package for Social Sciences version 21®. Results: It is verified that the dimensions that present the greatest gaps according to the students are the professional’s endowment, the hospital transfers, and transitions and the opening in the communication. The dimension that presents a higher Patient Safety Culture is organizational learning. Conclusion: As such, it is suggested that more awareness-raising and training be carried out in order to enhance the knowledge in the Patient Safety Culture in order to improve the health care that is provided.

Description

Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Keywords

Segurança do doente Cultura de segurança Tecnologias da saúde Ensino superior Ensino superior politécnico Portugal Patient safety Safety culture Health technology Higher education Polytechnic higher education

Citation

Silva AF. Avaliação da cultura de segurança do doente no ensino politécnico público em Portugal: o caso dos estudantes do último ano das licenciaturas em Tecnologias da Saúde [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior da Saúde da Universidade do Algarve; 2019.

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa