Repository logo
 
Publication

A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: o reconhecimento que se impõe

dc.contributor.authorNascimento, Vanda Maria dos Santos
dc.date.accessioned2018-06-26T09:59:35Z
dc.date.available2018-06-26T09:59:35Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractDelimitada ao ensino especializado da dança, esta reflexão aborda, especificamente, o “agente” que, a longo prazo e de forma menos visível para o público, participa e contribui, de forma “oculta” para o ato de dançar – o professor de dança. Fundamenta-se a importância e a especificidade do corpo na Dança - enquanto arte performativa – e nos processos de aprendizagem, expressão e representação. Defende-se a prática sistemática das técnicas de dança, enquanto meio de adestrar o corpo, tornando-se imperiosa a sua valência na formação de bailarinos. O ensino especializado da dança em Portugal é brevemente referido. São identificadas as Escolas em funcionamento no ano letivo de 2014/2015, apresentando-se a cronologia de criação de cada uma, os diferentes níveis de ensino ministrados, assim como a sua localização geográfica. Apontam-se algumas singularidades que se entende serem indispensáveis a um professor de técnica de dança, explicitando as suas valências no processo de ensino/aprendizagem e, justifica-se a legitimidade da “reivindicação”. Conclui-se reafirmando a dimensão e a abrangência do professor de técnicas na formação de bailarinos, valorizando as dimensões afetiva, pedagógica, técnica e artística.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Framed to Specialized Dance Teaching, this reflection approaches, specifically, the “agent” that, in a long term and in a less visible way to the audience, participates and contributes, in an “occult” way for the act of dancing – the Dance teacher. The importance and the specificity of the body in Dance gets established – as performative art – and in the learning processes, expression and representation. It is pleaded that the systematic practice of Dance Technique, as a way to train the body, becomes an imperative asset in the dancer’s education. Specialized Dance Teaching in Portugal is referred in a shorten form. The functioning Schools in the 2014/2015 school year are identified by presenting the creation chronology of each one, its different levels of teaching and its geographic localization. Some singularities are identified as essential to a dance technique teacher, explaining their valences in the teaching/ learning process and justifies the legitimacy of “claim”. It concludes reaffirming the significance and scope of a technique teacher to the dancers training valuing affective, educational, technical and artistic dimensions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNascimento, V. (2016). A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: O reconhecimento que se impõe [Versão eletrónica]. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, 6, 179-194.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-729-174-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8641
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa Poltécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ipl.pt/sites/default/files/revista_alicerces6.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectTécnica de dançapt_PT
dc.subjectEnsino especializadopt_PT
dc.subjectProfessor de técnica de dançapt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectDance techniquept_PT
dc.subjectSpecialized teachingpt_PT
dc.subjectDance technique teacherpt_PT
dc.titleA (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: o reconhecimento que se impõept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage194pt_PT
oaire.citation.issueNº 6pt_PT
oaire.citation.startPage179pt_PT
oaire.citation.titleAlicerces: revista de investigação, ciência, tecnologia e artept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
revista_alicerces6_vn_2016.pdf
Size:
201.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections