Publication
A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: o reconhecimento que se impõe
dc.contributor.author | Nascimento, Vanda Maria dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T09:59:35Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T09:59:35Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Delimitada ao ensino especializado da dança, esta reflexão aborda, especificamente, o “agente” que, a longo prazo e de forma menos visível para o público, participa e contribui, de forma “oculta” para o ato de dançar – o professor de dança. Fundamenta-se a importância e a especificidade do corpo na Dança - enquanto arte performativa – e nos processos de aprendizagem, expressão e representação. Defende-se a prática sistemática das técnicas de dança, enquanto meio de adestrar o corpo, tornando-se imperiosa a sua valência na formação de bailarinos. O ensino especializado da dança em Portugal é brevemente referido. São identificadas as Escolas em funcionamento no ano letivo de 2014/2015, apresentando-se a cronologia de criação de cada uma, os diferentes níveis de ensino ministrados, assim como a sua localização geográfica. Apontam-se algumas singularidades que se entende serem indispensáveis a um professor de técnica de dança, explicitando as suas valências no processo de ensino/aprendizagem e, justifica-se a legitimidade da “reivindicação”. Conclui-se reafirmando a dimensão e a abrangência do professor de técnicas na formação de bailarinos, valorizando as dimensões afetiva, pedagógica, técnica e artística. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - Framed to Specialized Dance Teaching, this reflection approaches, specifically, the “agent” that, in a long term and in a less visible way to the audience, participates and contributes, in an “occult” way for the act of dancing – the Dance teacher. The importance and the specificity of the body in Dance gets established – as performative art – and in the learning processes, expression and representation. It is pleaded that the systematic practice of Dance Technique, as a way to train the body, becomes an imperative asset in the dancer’s education. Specialized Dance Teaching in Portugal is referred in a shorten form. The functioning Schools in the 2014/2015 school year are identified by presenting the creation chronology of each one, its different levels of teaching and its geographic localization. Some singularities are identified as essential to a dance technique teacher, explaining their valences in the teaching/ learning process and justifies the legitimacy of “claim”. It concludes reaffirming the significance and scope of a technique teacher to the dancers training valuing affective, educational, technical and artistic dimensions. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nascimento, V. (2016). A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: O reconhecimento que se impõe [Versão eletrónica]. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, 6, 179-194. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-729-174-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8641 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Imprensa Poltécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.ipl.pt/sites/default/files/revista_alicerces6.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Técnica de dança | pt_PT |
dc.subject | Ensino especializado | pt_PT |
dc.subject | Professor de técnica de dança | pt_PT |
dc.subject | Dance | pt_PT |
dc.subject | Dance technique | pt_PT |
dc.subject | Specialized teaching | pt_PT |
dc.subject | Dance technique teacher | pt_PT |
dc.title | A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: o reconhecimento que se impõe | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 194 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Nº 6 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 179 | pt_PT |
oaire.citation.title | Alicerces: revista de investigação, ciência, tecnologia e arte | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |