dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T13:05:16Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T13:05:16Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Nos últimos cinquenta anos, a situação curricular em Portugal tem enfrentado diversas dificuldades e desafios relacionados com a complexa adaptação do currículo à expansão e universalização da educação, bem como à necessidade de atender às exigências de uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural (Roldão, 2021). Ao longo deste tempo, assistimos a alterações curriculares que procuraram refletir as mudanças das necessidades da sociedade, os avanços na pesquisa educacional e a promoção do sucesso escolar de uma população cada vez mais heterogénea. Destacam-se ainda influências decorrentes da participação de Portugal em organizações internacionais, como por exemplo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) (Roldão & Almeida, 2018). De forma mais estrutural ou mais conjuntural, sucessivos governos procederam, assim, a reformas ou reorganizações curriculares, na maior parte das vezes incompletas, resultando num somatório de programas elaborados em diferentes épocas e contextos que dificilmente preenchiam as caraterísticas constitutivas de um currículo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Valente, B., & Leite, T. (2024). Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular. Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-23-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17555 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Valente | |
person.familyName | Leite | |
person.givenName | Bianor | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 |