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Abstract(s)
Resumo I - A primeira parte do trabalho é dedicada à realização do relatório, referente à unidade curricular Estágio do Ensino Especializado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa.
O estágio foi realizado na Academia de Música de Portimão, no ano letivo de 2019/2020, em regime de exercício, sob a orientação de um professor orientador institucional e de um professor orientador cooperante. Para a realização do estágio foram escolhidos três alunos de diferentes níveis de ensino: um aluno de iniciação, um aluno de 3º grau e um aluno de 5º grau.
O presente relatório começa por fazer uma caracterização da escola cooperante onde foi realizado o estágio, referindo aspetos relevantes como o seu funcionamento e organização, princípios orientadores, oferta educativa e descrição da comunidade. De seguida são apresentadas as práticas educativas desenvolvidas ao longo do estágio, desde a caracterização da classe de percussão, caracterização dos alunos selecionados para a concretização do estágio e uma breve descrição das aulas lecionadas e atividades extracurriculares desenvolvidas durante o ano letivo. Por fim, é feita uma reflexão final sobre a prática docente e a experiência na escola cooperante, os objetivos do estágio, eventuais dificuldades sentidas durante a sua realização ao longo do ano letivo e filosofia de ensino.
Resumo II - A segunda parte do relatório é destinada ao Projeto de Investigação com a temática “Os Benefícios do Ensino de Bateria a Alunos de Percussão do Curso Básico – Perspetiva dos Alunos e Professores dos Conservatórios do Algarve”. Este estudo teve como objetivo analisar se o ensino da bateria poderá trazer vários benefícios no desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal e da motivação dos alunos do curso básico de percussão. Na revisão da literatura é apresentada uma breve descrição e contextualização da bateria e são abordados conceitos relevantes, tais como: coordenação motora, consciência corporal, psicomotricidade e motivação. A investigação começou pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra composta por 4 professores de percussão com experiência de ensino nos conservatórios do Algarve, onde foi discutido até que ponto e de que forma o ensino da bateria deve ser abordado nas aulas de percussão. Posteriormente, foram realizados questionários a alunos do curso básico de percussão dos conservatórios do Algarve, com uma amostra de 41 alunos, com o objetivo de apurar o impacto do ensino da bateria como estratégia de motivação. Os resultados revelaram que a maioria dos professores entrevistados considera importante incluir o ensino da bateria nas aulas de percussão, por entenderem que a aprendizagem deste instrumento promove o desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, do sentido de pulsação e da motivação. Porém, verificou-se nos questionários realizados aos alunos, que o ensino da bateria ainda é incluído nas suas aulas de uma forma irregular e também carece de uma melhor estruturação. Palavras-
Resumo II - A segunda parte do relatório é destinada ao Projeto de Investigação com a temática “Os Benefícios do Ensino de Bateria a Alunos de Percussão do Curso Básico – Perspetiva dos Alunos e Professores dos Conservatórios do Algarve”. Este estudo teve como objetivo analisar se o ensino da bateria poderá trazer vários benefícios no desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal e da motivação dos alunos do curso básico de percussão. Na revisão da literatura é apresentada uma breve descrição e contextualização da bateria e são abordados conceitos relevantes, tais como: coordenação motora, consciência corporal, psicomotricidade e motivação. A investigação começou pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra composta por 4 professores de percussão com experiência de ensino nos conservatórios do Algarve, onde foi discutido até que ponto e de que forma o ensino da bateria deve ser abordado nas aulas de percussão. Posteriormente, foram realizados questionários a alunos do curso básico de percussão dos conservatórios do Algarve, com uma amostra de 41 alunos, com o objetivo de apurar o impacto do ensino da bateria como estratégia de motivação. Os resultados revelaram que a maioria dos professores entrevistados considera importante incluir o ensino da bateria nas aulas de percussão, por entenderem que a aprendizagem deste instrumento promove o desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, do sentido de pulsação e da motivação. Porém, verificou-se nos questionários realizados aos alunos, que o ensino da bateria ainda é incluído nas suas aulas de uma forma irregular e também carece de uma melhor estruturação. Palavras-
Description
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
Keywords
Ensino de percussão Ensino de bateria Consciência corporal Coordenação motora Psicomotricidade Motivação Conservatórios do Algarve Percussion teaching Drum kit teaching body awareness Motor coordination Psychomotricity Motivation Music Conservatories of Algarve
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa