Repository logo
 
Publication

A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorPais, Mariana Malho
dc.date.accessioned2021-02-24T12:01:14Z
dc.date.available2021-02-24T12:01:14Z
dc.date.issued2020-07-08
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.pt_PT
dc.description.abstractAbstrat The present report is part of Supervised Teaching Practice course of the Master’s in Teaching of 1st Basic Cycle and Natural Sciences and Maths of 2nd Basic Cycle, at the Lisbon School of Education. It has been divided in two parts. The first part integrates a description of the pedagogical practice in a class of 5th grade, an explanation of the problematic that was found on the group, which guided the intervention, and a critical analysis about the practice. In the second part, a study is presented that sought to verify the effectiveness of a set of activities designed according to the principles of Problem Based Learning (PBL) in student learning. In this study, three main objectives were defined: i) to involve students in managing their learning; ii) to develop their reflexive capacities and autonomy; and iii) to encourage group work and collaboration between students. Thus, three activities were developed that focused on three different themes: the coating, locomotion and the diet of living beings. In the study, a literature review was carried out, explaining concepts and systematizing relevant data related to PBL, characterizing the methodology used and presenting the results and conclusions of the research. It was a case study, using predominantly a qualitative methodology, and the instruments used to analyse student performance during PBL activities were observation grids and application questions, applied at the end of the intervention period. The results revealed that the students were improving their performance from activity to activity. However, it was noticed that the improvements could have been more significant if the time for implementing the referred methodological approach had been longer.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPais, M. M. (2019). A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12939pt_PT
dc.identifier.tid202629848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12939
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectProblem based learningpt_PT
dc.subjectNatural sciencespt_PT
dc.subjectCollaborative learningpt_PT
dc.titleA abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final - Mariana Malho_vf.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format