Repository logo
 
Publication

O papel dos pais/encarregados de educação na motivação e na assiduidade no estudo em casa: um estudo de caso em alunos de viola de arco

dc.contributor.advisorMuñoz, Pedro Saglimbeni
dc.contributor.authorVelázquez, Albert Payà
dc.date.accessioned2024-01-22T14:07:48Z
dc.date.available2024-01-22T14:07:48Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I - Como aluno do 2.º Ano de Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa e no âmbito do Estágio de Ensino Especializado, procuro descrever na primeira parte do presente relatório a minha experiência enquanto observador e professor estagiário. O trabalho apresentado neste relatório inclui uma descrição da minha experiência relativa à observação das aulas de três alunas de Viola de Arco de níveis de ensino distintos, correspondentes ao 2.º, 3.º e 8.º graus, e também a planificação e gravação de uma aula por trimestre por aluna, devidamente autorizadas por escrito pelos respetivos Encarregados de Educação. Exponho, igualmente, as minhas expetativas em relação ao estágio, bem como uma contextualização e caracterização da instituição de acolhimento. Relativamente à prática pedagógica, é apresentada uma componente descritiva e analítica tanto das aulas observadas, como das lecionadas no decorrer deste ano letivo, complementada com uma caracterização individual de cada uma das alunas. Por fim, é elaborada uma reflexão final acerca da minha experiência como professor estagiário, onde são avaliadas as dificuldades, oportunidades e competências a melhorar no futuro.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - A investigação realizada na segunda parte deste trabalho pretende adquirir conhecimentos que sirvam de recurso para desenvolver o campo educacional da música. Sendo indiscutível o papel do professor no processo formativo de um aluno, até que ponto será importante o apoio dos Encarregados de Educação? De que forma o apoio parental afeta a motivação e assiduidade no estudo do aluno? Este projeto de investigação procura encontrar a resposta a estas questões e refletir sobre soluções para um progresso na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente da Viola de Arco, através da avaliação e comparação das variáveis que emergiram da literatura. De forma a responder aos objetivos propostos foi utilizado um método misto, combinando dados quantitativos ordinais recolhidos principalmente através de escalas de Likert, combinando com dados qualitativos recolhidos através de respostas abertas. A recolha foi realizada via questionário do Google Forms, que foi distribuído pelos alunos de Viola de Arco da classe Interartes1. Totalizando 12 participantes, numa amostra composta por alunos de diversos graus. Os dados foram analisados através do programa Microsoft Office Excel. Desta análise surgem dois resultados principais, 1) os alunos que reportaram uma maior percepção de suporte parental, reportaram igualmente, níveis de motivação superiores, 2) os alunos que reportaram níveis de suporte parental superiores, também reportaram maior assiduidade no estudo, tanto em horas como em dias de estudo. Tais evidências pretendem suscitar uma reflexão acerca da abordagem que os professores de instrumento fazem aos Encarregados de Educação e da importância de os incluir no percurso do aluno.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - In the scope of my second academic year of attendance of the Master in Music Teaching, at Escola Superior de Música de Lisboa, as well as the Traineeship in Specialized Education, in the first part of this report I intend to describe my experience as an observer and a trainee teacher. The report includes a description of my experience in observing three students’ classes in Viola. The three students study at different learning levels, specifically at the 2nd, 3rd, and 8th levels. There is also the planning and recording of each students’ class once every trimester, being that the latter has been duly approved in writing by the students’ guardians. My expectations as to the traineeship itself also feature this report, as do a contextualization and a profile of the host institution. As for the teaching practice, a descriptive and analytical component is presented for both observed and instructed classes, which took place in the current academic year. The report is complemented with individual characterisations of each student. The report ends with a final reflexion about my experience as a trainee teacher. The reflexion assesses the difficulties, opportunities, and skills to be worked on.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - The research project for the second part of this report aims to gather new insights to develop the music educational field. Being that the teacher’s role is undebatable in a student’s formative process, how important is their guardian’s support? How is motivation and attendance affected by parental support? By assessing and comparing the variables that have emerged in literature, this research attempts to answer these questions and reflect on solutions for progress in learning to play a musical instrument, namely the Viola. To meet the proposed goals a mix method was used by combining ordinal quantitative data, mainly collected through the Likert scale with qualitative data through open answers. These were collected through a Google Form questionnaire handed out to Viola students in the class. There was a total of 12 participants, having the sample been made up of several levels at the music academy. This analysis produces two main results: 1) students reporting a better understanding of parental support also reported higher levels of motivation, 2) students reporting higher levels of parental support also reported better attendance, both in number of hours and days of study. These pieces of evidence intend to foment reflection of how instrument teachers approach students’ guardians and how important it is to include them in the students’ path.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203444540
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16945
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEncarregados de educaçãopt_PT
dc.subjectViola de arcopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAssiduidadept_PT
dc.subjectEstudopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectGuardianspt_PT
dc.subjectViolapt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectAttendancept_PT
dc.subjectStudypt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleO papel dos pais/encarregados de educação na motivação e na assiduidade no estudo em casa: um estudo de caso em alunos de viola de arcopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO papel dos pais/encarregados de educação na motivação e na assiduidade no estudo em casa: um estudo de caso em alunos de viola de arcopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Albert Paya Vélazquez.pdf
Size:
936.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: