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As lendas como recurso didático no desenvolvimento de competências histórico-geográficas no ensino básico
dc.contributor.advisor | Dias, Alfredo | pt_PT |
dc.contributor.author | Cascalheira, Ana Catarina Tomás | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T09:41:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-22T09:41:24Z | |
dc.date.issued | 2022-07-18 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo, no presente relatório, parte da seguinte problemática: As lendas, consideradas como narrativas motivadoras para o ensino e aprendizagem da História e da Geografia, contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Definiram-se os seguintes objetivos de intervenção: (i) Reconhecer as aprendizagens essenciais construídas pelos alunos a partir do trabalho prático realizado na sala de aula em torno das lendas abordadas; (ii) Reconhecer as estratégias a mobilizar para utilizar a lenda como recurso para o ensino da História e da Geografia; e (iii) Identificar as potencialidades do texto narrativo ¿ lendas associadas à História de Portugal ¿ para promover o desenvolvimento das competências histórico-geográficas. A metodologia utilizada foi de natureza mista. Foram recolhidos dados estatísticos a partir dos guiões de trabalho, relativos à exploração das lendas e, posteriormente, da análise de conteúdo de produções escritas dos alunos. Os dados obtidos permitiram-nos reconhecer que: (i) os alunos adquirem e constroem novos conhecimentos histórico-geográficos através da exploração das lendas; (ii) as crianças sentem-se mais motivadas para as aprendizagens quando os conteúdos estão envoltos na ficção e no mistério da lenda; (iii) a lenda permite desenvolver competências histórico-geográficas, nomeadamente: nos conceitos de tempo histórico e de espaço geográfico, na construção e manipulação de conhecimentos histórico-geográficos e no desenvolvimento da competência de comunicação em História e Geografia de Portugal. Palavras-chave: lenda; motivação; competências histórico-geográficas. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cascalheira, A. C. T. (2022). As lendas como recurso didático no desenvolvimento de competências histórico-geográficas no ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15678 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203188594 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15678 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Lenda | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Competências histórico-geográficas | pt_PT |
dc.title | As lendas como recurso didático no desenvolvimento de competências histórico-geográficas no ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |