Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Manipulação de massa no contexto das Guerras Mundiais ou as raízes da institucionalização do significado formal da comunicação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Sob a inspiração da distinção weberiana entre racionalidade substantiva e racionalidade formal, o significado de comunicação que esses autores deram à comunicação pode ser denominado como «substantivo». O significado substantivo provém da dependência dos seres humanos, para assegurarem a sua sobrevivência, de um contexto social no qual têm lugar formas de simbolização e práticas de comunicação constituintes da cultura e das instituições que mantêm a sociedade no tempo. Este significado da comunicação aponta para o facto elementar de que os seres humanos não poderem existir sem um ambiente sociocultural articulado com valores através dos quais a sua ação é dotada de sentido. O objetivo deste texto é expor um outro significado de comunicação que, segundo iremos sustentar, foi estabelecido como prática institucional e formulação teórica na conjuntura histórica iniciada com a deflagração, em 1914, da Grande Guerra e encerrada, em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial. Este foi um período assinalado por grandes revoluções, a derrocada de impérios europeus e a ascensão de novas potências mundiais.

Description

Keywords

Comunicação substantiva Comunicação formal Propaganda I Guerra Mundial II Guerra Mundial

Citation

Subtil, F. & Garcia, J.L. (2021). “Manipulação de massa no contexto das Guerras Mundiais ou as raízes da institucionalização do significado formal da comunicação”. In C.G. Riley, C. Henriques, P.M. Gomes & T.C. e Cunha (coords.). A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita. Tinta-da-China (pp. 455-476).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Tinta-da-China