Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting Plan

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As redes sociais são ao dia de hoje um dos principais canais de comunicação entre os consumidores e as marcas, tornando imprescindível a boa presença destas na social media. O posting plan, uma das principais tarefas desenvolvidas pelos Social Media Managers, é a base de toda a estratégia bem-sucedida de social media marketing, sendo que os post plan ajudam a: identificar objetivos específicos, criar publicações que vão ao encontro desses objetivos e do público-alvo, distribuir o conteúdo nas plataformas certas, medir os seus resultados e ajustar a estratégia de marca. O presente trabalho, resultado da realização de um estágio curricular na By, uma agência criativa que opera em várias áreas do marketing e onde desempenhei tarefas de community manager, tem como objetivo propor a criação de um modelo de apoio ao planeamento de publicações, adaptado às necessidades e especificidades tanto da agência como da sua carteira de clientes. Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca o comportamento dos consumidores nas diferentes redes sociais, a estratégia de comunicação das marcas, o community management e a construção dos post plan. O Brand Posting Plan, cuja configuração é apresentada no Capítulo 5, foi alvo de uma avaliação por parte da equipa de social media da By, que permitiu verificar a adequação deste ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como aos seus clientes.

Description

Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Community management Estratégia de comunicação Posting plan Redes sociais Templates

Citation

Branco, E.C.S. (2021). Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting Plan. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13642

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social