Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
361.85 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As redes sociais são ao dia de hoje um dos principais canais de comunicação entre os
consumidores e as marcas, tornando imprescindível a boa presença destas na social media.
O posting plan, uma das principais tarefas desenvolvidas pelos Social Media Managers,
é a base de toda a estratégia bem-sucedida de social media marketing, sendo que os post plan
ajudam a: identificar objetivos específicos, criar publicações que vão ao encontro desses
objetivos e do público-alvo, distribuir o conteúdo nas plataformas certas, medir os seus
resultados e ajustar a estratégia de marca.
O presente trabalho, resultado da realização de um estágio curricular na By, uma agência
criativa que opera em várias áreas do marketing e onde desempenhei tarefas de community
manager, tem como objetivo propor a criação de um modelo de apoio ao planeamento de
publicações, adaptado às necessidades e especificidades tanto da agência como da sua carteira
de clientes.
Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao
funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca
o comportamento dos consumidores nas diferentes redes sociais, a estratégia de comunicação
das marcas, o community management e a construção dos post plan.
O Brand Posting Plan, cuja configuração é apresentada no Capítulo 5, foi alvo de uma
avaliação por parte da equipa de social media da By, que permitiu verificar a adequação deste
ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como aos seus clientes.
Description
Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Keywords
Community management Estratégia de comunicação Posting plan Redes sociais Templates
Citation
Branco, E.C.S. (2021). Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting Plan. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13642
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social