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Abstract(s)
Talvez o conceito mais adequado para falar de comunicação no contexto das pequenas e médias empresas o encontremos nas palavras de uns colegas da América Latina sob a designação de plano estratégico de comunicação Integral, PECI. Mas do que é que estamos a falar quando falamos de um plano de comunicação integral? Estamos a falar de pensar a comunicação como um elemento não só constitutivo da própria organização, como mesmo o elemento motor de todo o desenvolvimento e inovação empresarial. E também pensar a área da comunicação como um todo, isto é, nas suas diferentes vertentes, declinada em múltiplas táticas e ações, adequada a múltiplos stakeholders ou adaptada a um dos seus diferentes públicos. Quando falamos de um plano estratégico estamos a falar de muito mais do que meras ações pontuais, realizadas porque há orçamento disponível ou porque necessitamos publicitar determinado produto. Estas ações pontuais, avulsas que visam objetivos circunstanciais e muitas vezes não relacionados com os objetivos e propósitos gerais da organização tendem a esgotar-se em si próprias sem grandes mais valias do ponto de vista organizacional. Falar de um plano estratégico é falar de um propósito e de uma tomada de decisão sobre qual o melhor caminho para o atingir. É pensar a empresa como um todo que quer ser conhecida e reconhecida.
Description
Keywords
Comunicação corporativa Pequenas e Médias Empresas PME Comunicação de crise Relações públicas Plano estratégico de comunicação Integral IPL/2019/MECC_ESCS
Citation
Nunes, T. & Eiró-Gomes, M. (2022). A comunicação nas PME: desenvolvimento e sustentabilidade. In M. Eiró-Gomes & A.Raposo (orgs.), Comunicação nas PME: do conhecimento ao reconhecimento (pp. 133-147). Politécnico de Lisboa-ESCS.
Publisher
Politécnico de Lisboa – ESCS