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Heterogeneidade em idade numa sala de ji: as conceções das crianças, das famílias e da educadora cooperante sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade para o desenvolvimento da criança

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Este relatório foi elaborado como parte da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente documento é referente à minha experiência de estágio em Jardim de Infância (JI). Durante a minha intervenção, foi solicitada a elaboração de um projeto, de um portefólio de aprendizagem de uma criança do grupo e a investigação de uma problemática. A investigação surge da necessidade de compreender os efeitos da interação entre crianças de diferentes idades em contexto de JI. O tema foi escolhido após a minha experiência numa sala heterogénea em idade, na qual se destacaram os benefícios dessa diversidade etária. Contudo, a falta de experiência em salas homogéneas em idade suscitou dúvidas sobre eventuais desvantagens dessas interações. A cooperação e entreajuda entre as crianças foram observadas como elementos proeminentes no quotidiano, instigando a reflexão sobre o papel da educadora na promoção desses valores. Os objetivos da investigação foram delineados para compreender as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade. As questões de investigação foram estruturadas para orientar a análise e responder a esses objetivos, explorando as vantagens e as desvantagens das interações entre crianças de diferentes idades, assim como as estratégias para fomentar a cooperação e entreajuda no JI. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de coleta de dados específicas para investigar as conceções das partes envolvidas. Para a recolha de dados foi efetuado um questionário às famílias, uma entrevista à educadora cooperante e uma entrevista a 14 crianças do grupo, com idades distintas (entre os 3 e os 6 anos). As conclusões finais deste trabalho fornecem informações valiosas para a prática educativa em contextos de JI, destacando a importância da diversidade etária e da promoção de valores de cooperação e entreajuda desde cedo.
This report was prepared as part of the Supervised Professional Practice II Curricular Unit, of the 2nd year of the Master's Degree in Preschool Education. This document refers to my internship experience in Kindergarten. During my intervention, I was asked to prepare a project, a learning portfolio of a child in the group and to investigate a problem. The research arose from the need to understand the effects of interaction between children of different ages in a kindergarten context. The topic was chosen after my experience in a heterogeneous age classroom, in which the benefits of this age diversity were highlighted. However, the lack of experience in homogeneous classrooms of age raised doubts about possible disadvantages of these interactions. Cooperation and mutual help between children were observed as prominent elements in everyday life,instigating reflection on the role of the educator in promoting these values. The objectives of the research were outlined to understand the perceptions of the children, the cooperating educator and the families about the importance of heterogeneous age groups. The research questions were structured to guide the analysis and respond to these objectives, exploring the advantages and disadvantages of interactions between children of different ages, as well as strategies to foster cooperation and mutual assistance in kindergarten. This study adopted a qualitative approach, using specific data collection techniques to investigate the conceptions of the parties involved. To collect data, a questionnaire was conducted with families, an interview with the cooperating educator and an interview with 14 children from the group, of different ages(between 3 and 6 years old). The final conclusions of this work provide valuable information for educational practice in kindergarten contexts, highlighting the importance of age diversity and the promotion of values of cooperation and mutual assistance from an early age.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Grupos heterogéneos em idade Interações Cooperação Entreajuda Heterogeneous groups of age Interactions Cooperation Mutual aid

Citation

Campino, J. R. (2024). Heterogeneidade em idade numa sala de ji: as conceções das crianças, das famílias e da educadora cooperante sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade para o desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18054

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