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- Heterogeneidade em idade numa sala de ji: as conceções das crianças, das famílias e da educadora cooperante sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade para o desenvolvimento da criançaPublication . Campino, Joana Reis; Linos, DalilaEste relatório foi elaborado como parte da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente documento é referente à minha experiência de estágio em Jardim de Infância (JI). Durante a minha intervenção, foi solicitada a elaboração de um projeto, de um portefólio de aprendizagem de uma criança do grupo e a investigação de uma problemática. A investigação surge da necessidade de compreender os efeitos da interação entre crianças de diferentes idades em contexto de JI. O tema foi escolhido após a minha experiência numa sala heterogénea em idade, na qual se destacaram os benefícios dessa diversidade etária. Contudo, a falta de experiência em salas homogéneas em idade suscitou dúvidas sobre eventuais desvantagens dessas interações. A cooperação e entreajuda entre as crianças foram observadas como elementos proeminentes no quotidiano, instigando a reflexão sobre o papel da educadora na promoção desses valores. Os objetivos da investigação foram delineados para compreender as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade. As questões de investigação foram estruturadas para orientar a análise e responder a esses objetivos, explorando as vantagens e as desvantagens das interações entre crianças de diferentes idades, assim como as estratégias para fomentar a cooperação e entreajuda no JI. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de coleta de dados específicas para investigar as conceções das partes envolvidas. Para a recolha de dados foi efetuado um questionário às famílias, uma entrevista à educadora cooperante e uma entrevista a 14 crianças do grupo, com idades distintas (entre os 3 e os 6 anos). As conclusões finais deste trabalho fornecem informações valiosas para a prática educativa em contextos de JI, destacando a importância da diversidade etária e da promoção de valores de cooperação e entreajuda desde cedo.
- Alteração do comportamento ambiental através do faz de conta e o potencial catalisador de comportamentos que o jogo dramático pode proporcionar aos participantesPublication . Vieira, Maria João Saraiva Duarte; Rosa, Armando NascimentoNos tempos em que vivemos estamos a atravessar uma crise de alterações ambientais. A perda de biodiversidade, em especial nas árvores, desencadeada pelo uso insustentável de recursos no nosso planeta, terá repercussões ainda desconhecidas. Este desafio requer alterações no nosso comportamento, na nossa visão, no funcionamento da sociedade e exige uma mudança do paradigma ético, cultural e político na forma como o Homem se relaciona com a Natureza. “ALTERAÇÃO DO COMPORTAMENTO AMBIENTAL ATRAVÉS DO FAZ DE CONTA” pretende ser uma ferramenta ao serviço desta mudança, podendo fornecer um contributo para formar crianças e jovens potenciadores de mudanças de comportamentos. Mas como é que um jogo dramático pode contribuir para transformar comportamentos e quais os seus contributos para a Educação Ambiental (EA)? Para responder a estas questões foram utilizados vários jogos que têm por base Teatro na Educação (TIE) e o Teatro do Oprimido (TO), pretendendo promover a reflexão sobre o tema em questão e consequente alteração dos comportamentos futuros. Assim, para conseguir alcançar os objetivos referidos e tendo por base uma investigação mista qualitativa, em setembro de 2023, realizou-se a componente prática do trabalho realizado na escola da Escola Básica Fonte dos Escudeiros e da Câmara Municipal de Benavente (CMB) e envolveu a participação dos alunos do 4º ano. Na concretização da parte prática, foram identificados alguns aspetos considerados como pontos fortes, bem como outros que devem ser alvo de uma reflexão. Este estudo poderá contribuir para formação de jovens cidadãos ativos e participativos.
- Necessidades educativas especiais: relação entre a perceção de nee e as interações entre criançasPublication . Silva, Carolina Grilo Santos; Toledo, LeonorNeste estudo pretende relacionar-se a perceção de NEE com a relações estabelecidas entre as crianças, realizado o estágio numa sala em que se encontravam duas crianças com necessidades educativas especiais, muito distintas, verificou-se que as respostas aos mesmos comportamentos/situações causados por estas duas crianças eram diferentes por parte do grande grupo. Os comportamentos e situações considerados foram: dificuldade em realizar tarefas do quotidiano como comer ou pintar; dificuldade em cumprir as regras da sala; e comportamentos destrutivos ou agressivos. Para responder à problemática emergente definiu-se como objetivos: (1) Observar as interações entre crianças com NEE e sem NEE; e (2) Comparar as interações observadas. Apesar de muitos fatores que distinguem as duas crianças com NEE, foi a resposta do grupo que me fez explorar se, a perceção de NEE seria um dos motivos para as diferentes respostas aos mesmos comportamentos. Para a realização deste estudo-caso, em primeiro lugar foi necessário definir claramente os conceitos abordados: NEE; NEE visível (físicas) e não visível (comportamentais) e definir os comportamentos e situações em estudo, de seguida foi realizada uma comparação que analisa as semelhanças e diferenças entre os dois contextos em estudo (criança Z e criança Y) e relacionou-se a mesma com: os resultados obtidos com as notas de campo (resultado da observação direta das situações e comportamentos em análise) e a revisão bibliográfica realizada. Esta investigação pretende averiguar se a perceção de NEE é um fator crucial que influencia as relações entre crianças e, se sim, não será pertinente considerar algumas estratégias para que as crianças consigam ver aquilo que não está a vista, de forma a que todas as crianças com NEE tenham o apoio e compreensão do grupo nas relações que estabelecem.