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Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro da Cruzpt_PT
dc.contributor.authorMiguens, Ana Lúcia Bento
dc.date.accessioned2020-01-07T11:03:49Z
dc.date.available2020-01-07T11:03:49Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada II (PES II) e está repartido em dois grandes capítulos, um dedicado à descrição e à análise crítica da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB e o outro dedicado à apresentação de um estudo desenvolvido na turma de 3.º ano de escolaridade em que foi realizada a intervenção. Na segunda parte apresenta-se o estudo, que procura descrever e compreender os processos de resolução e de formulação de problemas, tendo em conta um modelo de análise definido por Singer e Voica (2013). Trata-se de uma investigação qualitativa, procurando-se, por meio de entrevistas realizadas a alunos selecionados, um conhecimento em profundidade do objeto de estudo. Foram aplicadas duas entrevistas a cada participante, que incidiram na realização de duas tarefas que foram audiogravadas: uma de formulação e outra de resolução de problemas. O quadro teórico, imprescindível para a descrição e interpretação dos processos de resolução/formulação de problemas que as crianças mobilizaram, envolve literatura sobre formulação e resolução de problemas, com ênfase no modelo proposto por Singer e Voica (2013), em que delineiam categorias operacionais: Descodificar, Representar, Processar e Executar. Os resultados do estudo permitiram descrever e compreender os processos explicitados pelos alunos e compreender as relações entre estes. Assim como permitiram perceber o quão importante é cada categoria operacional para a recolha e análise das evidências do pensamento dos alunos, aspeto essencial para o processo ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation arose from the Curricular Unit of Supervised Teaching Practices II (PES II). It is subdivided into two major chapters, one of which dedicated to the critical description and analysis of the pedagogical practice developed within the 1st and 2nd Basic Education Cycles contexts, whilst the other chapter focuses on presenting a study undergone within a 3rd year class in which an intervention was presented. The dissertation’s second half introduces the study, aiming to describe and understand the processes in which problems are formulated and solved. It is worth mentioning that this is a qualitative investigation, taking into account an analytical model defined/created by Singer and Voica (2013). Each participant partook in two interviews, both were audio recorded and each comprised of a different task: one of problem posing, and another of problem solving. The theoretical board, fundamental to the description and interpretation of problem solving/posing processes depicted by the students, requires literature on problem posing and problem solving, with emphasis on the model proposed by Singer and Voica (2013), which outlines the operational categories: decodify, represent, process and execute. The study’s results enabled the description and comprehension of processes depicted by the participants and the understanding of the relationships between students/participants. Similarly, the results enabled the perception of how important each operational category is to the gathering and analysis of evidences of the participants' thoughts, a fundamental feature to the teaching-learning process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMiguens, A. L. B. (2019). Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10947pt_PT
dc.identifier.tid202336042
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10947
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormulação de problemaspt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEducação matemática.pt_PT
dc.subjectProblem posingpt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectMathematical educationpt_PT
dc.titleProcessos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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