Publication
ELeituras de um mundo transmedia: desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação
dc.contributor.author | Bonacho, Fernanda | |
dc.contributor.author | Ramos, Maria Madalena | |
dc.contributor.author | Santos, Zélia | |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T10:01:46Z | |
dc.date.available | 2021-04-13T10:01:46Z | |
dc.date.issued | 2021-04-12 | |
dc.description.abstract | Ser competente para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade é urgente e carece de abordagens inovadoras. Se a atenção dada ao tema da literacia para os média tem crescido, e ganho novos ângulos de reflexão e análise, a realidade parece pouco compatível com o que se poderia supor, atendendo à distância que se mantém entre o sistema educativo, a informação noticiosa e a juventude e o mundo transmedia. A "Academia da Leitura do Mundo: a comunicação, o jornalismo e eu" propõe uma experiência imersiva a jovens entre os 14 e os 25 anos, através da dinamização de atividades ligadas ao jornalismo e à comunicação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)/ Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), foi selecionado para integrar a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019, e acolhido por várias instituições académicas Portuguesas especializadas em estudo de comunicação e jornalismo. Nesta comunicação pretende-se apresentar os primeiros resultados do trabalho de investigação aplicada desta Academia, resultante da execução dos primeiros meses da agenda de atividades adaptada e aplicada por todas as parcerias celebradas entre as 6 instituições de ensino superior com formação em jornalismo e comunicação social, e as 6 escolas de ensino secundário que constituem, neste momento, uma rede nacional em Portugal. Serão apresentados dados organizados que permitirão discutir a experiência da academia em Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa e avaliar também a disponibilidade e colaboração dos jovens para esta experiência colaborativa. Os primeiros dados são indispensáveis para sustentar a discussão sobre como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para lidar com as provocações do mundo transmedia que insistem em desafiar a leitura da realidade. Em articulação com o projeto educativo das escolas parceiras, e até 2022, o objetivo da Academia, e particularmente desta comunicação, será fazer uma primeira avaliação da disponibilidade e capacidade dos jovens para uma leitura consciente do mundo, através da aposta no desenvolvimento das suas competências de comunicação, espírito crítico e autorregulação. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bonacho, F., Ramos, M. M., Santos, Z. (2021, abr, 12-16). ELeituras de um mundo transmedia: Desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação. Comunicação apresentada, online, no II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13198 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Labogad - Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Urca | pt_PT |
dc.publisher | Associação Brasileira de Humanidades Digitais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.even3.com.br/hdrio2020/ | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.unirio.br/news/ii-congresso-internacional-em-humanidades-digitais-acontece-no-mes-de-abril | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Jornalismo | pt_PT |
dc.subject | Literacia mediática | pt_PT |
dc.subject | Literacia transmedia | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.title | ELeituras de um mundo transmedia: desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21 | pt_PT |
person.familyName | Bonacho | |
person.givenName | Fernanda | |
person.identifier.ciencia-id | 1A18-3AF9-500F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5616-7665 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35179027100 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- REPOSITORIO DO IPL_13abril.pdf
- Size:
- 221.96 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format