Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
221.96 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Ser competente para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade é urgente e carece de abordagens inovadoras. Se a atenção dada ao tema da literacia para os média tem crescido, e ganho novos ângulos de reflexão e análise, a realidade parece pouco compatível com o que se poderia supor, atendendo à distância que se mantém entre o sistema educativo, a informação noticiosa e a juventude e o mundo transmedia.
A "Academia da Leitura do Mundo: a comunicação, o jornalismo e eu" propõe uma experiência imersiva a jovens entre os 14 e os 25 anos, através da dinamização de atividades ligadas ao jornalismo e à comunicação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)/ Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), foi selecionado para integrar a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019, e acolhido por várias instituições académicas Portuguesas especializadas em estudo de comunicação e jornalismo. Nesta comunicação pretende-se apresentar os primeiros resultados do trabalho de investigação aplicada desta Academia, resultante da execução dos primeiros meses da agenda de atividades adaptada e aplicada por todas as parcerias celebradas entre as 6 instituições de ensino superior com formação em jornalismo e comunicação social, e as 6 escolas de ensino secundário que constituem, neste momento, uma rede nacional em Portugal. Serão apresentados dados organizados que permitirão discutir a experiência da academia em Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa e avaliar também a disponibilidade e colaboração dos jovens para esta experiência colaborativa. Os primeiros dados são indispensáveis para sustentar a discussão sobre como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para lidar com as provocações do mundo transmedia que insistem em desafiar a leitura da realidade. Em articulação com o projeto educativo das escolas parceiras, e até 2022, o objetivo da Academia, e particularmente desta comunicação, será fazer uma primeira avaliação da disponibilidade e capacidade dos jovens para uma leitura consciente do mundo, através da aposta no desenvolvimento das suas competências de comunicação, espírito crítico e autorregulação.
Description
Keywords
Comunicação Jornalismo Literacia mediática Literacia transmedia Jovens
Citation
Bonacho, F., Ramos, M. M., Santos, Z. (2021, abr, 12-16). ELeituras de um mundo transmedia: Desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação. Comunicação apresentada, online, no II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Publisher
Labogad - Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais
Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO
Instituto Urca
Associação Brasileira de Humanidades Digitais
Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO
Instituto Urca
Associação Brasileira de Humanidades Digitais