Repository logo
 
Publication

Figuras sonoras do cinema: o uso poético do som em “India song” de Marguerite Duras

dc.contributor.advisorSapinho, Joaquim
dc.contributor.authorJorge, Marta Sofia Pinheiro
dc.date.accessioned2021-10-14T15:18:13Z
dc.date.available2021-10-14T15:18:13Z
dc.date.issued2021-07-22
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realizaçãopt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como foco principal a análise do potencial poético e dramatúrgico de figuras sonoras do cinema a partir da materialidade das diferentes pistas da trilha sonora, refletindo essencialmente sobre a voice-over, mas também os diálogos, a música e os ruídos, assim como o silêncio, de modo a revelar as articulações que os sons estabelecem entre si e com a imagem. O objeto fílmico escolhido para a reflexão sobre as questões levantadas e que, verdadeiramente, propõe um desafio em relação à investigação é o longa-metragem “India Song”, de Marguerite Duras, que contém uma narrativa construída lírica e dramaturgicamente a partir de uma perspectiva sonora, gerando tonalidades que configuram diferentes níveis temporais em articulação com a memória. Esta observação foi incitada pela preparação de um curta-metragem que pretende também desenvolver esses níveis de figuração por meio do som.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The main focus of this study is the analysis of the poetic and dramaturgical potential of film sound figures considering the materiality of different layers of a soundtrack, reflecting essentially on voice-over, but also dialogues, music and sound effects, as well as silence, in order to reveal the articulations that sound elements establish among themselves and with the image. The film chosen to reflect on the issues raised above and that truly poses a challenge regarding this investigation is the feature film “India Song” by Marguerite Duras, which contains a narrative that is lyrically and dramatically constructed from a sound perspective, creating tones that configure different time layers in conjunction with memory. This investigation was prompted by the project of a short film that also intends to develop these levels of figuration through sound.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202773930
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13894
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectSompt_PT
dc.subjectFiguraçãopt_PT
dc.subjectPoéticapt_PT
dc.subjectIndia Songpt_PT
dc.subjectMarguerite Duraspt_PT
dc.subjectSoundpt_PT
dc.subjectFigurationpt_PT
dc.subjectPoeticspt_PT
dc.titleFiguras sonoras do cinema: o uso poético do som em “India song” de Marguerite Duraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleFiguras sonoras do cinema: o uso poético do som em “India song” de Marguerite Duraspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTACAO_FINAL.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format