Repository logo
 
Publication

Para uma dramaturgia da voz e do silêncio

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.authorRocha, Maria João Ramalho
dc.date.accessioned2016-03-11T16:32:06Z
dc.date.available2016-03-11T16:32:06Z
dc.date.issued2013-07-04
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - Encenaçãopt_PT
dc.description.abstractPelas suas características físicas, a voz estabelece uma relação tátil entre os participantes de um espetáculo - atores e público - unindo-os fisicamente. Por outro lado, podemos decidir viver de olhos fechados, na escuridão, mas não nos é dada a liberdade de viver em silêncio. Assim, é surpreendente que, em teatro, a dramaturgia da voz e do silêncio esteja subalternizada em relação à dramaturgia do texto, do movimento, do corpo, da luz, dos figurinos ou da cenografia. Ainda mais surpreendente é o facto de, na generalidade, quando se fala em dramaturgia do som, haver uma preocupação maior com os ruídos ou a música do que com voz ou o silêncio. Nesta Dissertação, procuro encontrar e analisar contributos para uma reflexão sobre as questões da dramaturgia da voz e do silêncio, que agrupo nos seguintes capítulos: Teatro e Comunicação; Teatro - o som e a imagem; A voz e a palavra; Gritos e murmúrios; Ritmo, energia e vibração; Silêncio - presença e ausência.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Through its physical characteristics, voice establishes a tactile relationship between actors and audience, by uniting them physically. On the other hand, we may decide to live with closed eyes, in the darkness, but we are not given the freedom to live in silence. Thus, it is surprising that in theater, the dramaturgy of voice and silence is overwhelmed by the dramaturgy of the text, the movement, the body, the light, the costumes and the set design. All the more surprising, in general when it comes to dramaturgy of sound, there is a greater concern with the noise or the music than with the speech or the silence. In this dissertation, I seek to reflect upon the dramaturgy of voice and silence, which I analyze in the following domains: Theatre and Communication; Theatre - sound and image; Voice and words; Cries and whispers; Rhythm, energy and vibration; Silence - presence and absence.pt_PT
dc.identifier.tid201041944
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5840
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAcústicapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSilênciopt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectAcousticspt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSilencept_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.titlePara uma dramaturgia da voz e do silênciopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titlePara uma dramaturgia da voz e do silênciopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Maria João Ramalho Rocha.pdf
Size:
620.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: